As duas palavras que intitulam este artigo são carregadas de múltiplas e complexas acepções. À luz da Doutrina Espírita, Consciência e Verdade estão relacionadas com as evoluções espiritual e moral que cada um de nós obtém ao longo de nossas encarnações.

Em palestra realizada no dia 25 de janeiro de 2021 nos canais online da Associação Espírita Fé e Caridade, o expositor Timolau Adada nos ajudou a enveredar por tais constatações bem como nos auxilia no entendimento das Leis Universais propostas pelo Criador.

A Consciência e a Verdade no Sermão da Montanha

Em nossas constantes necessidades de crescimento observamos que estamos em busca de algo. Em busca de conseguirmos perdoar alguém que nos feriu, de ter mais empatia para com o nosso semelhante, de vigiar nossos pensamentos, da reforma íntima e, principalmente, na busca do Reino do Céus. Ao longo dessa jornada, tanto a compreensão da Consciência quanto da Verdade se modificam de acordo com as nossas experiências, aprendizados e anseios.

Na busca por estarmos em sintonia com a espiritualidade superior e com os ensinamentos do nosso amado Criador, podemos adotar como prática em nossas vidas as Leis Universais que nos foram apresentadas por nosso mestre Jesus em diversos momentos de sua passagem terrena. Por exemplo, no Sermão da Montanha, encontramos explanadas as principais leis que regem o universo. Ao proferi-lo, Jesus nos brindou com profundas reflexões sobre o perdão, a sabedoria, a justiça divina, a reencarnação, a misericórdia, a pacificação, a serenidade do coração e da alma e o exercício da paciência. Todas leis que, quando colocadas em prática, nos permitem percorrer nossa trajetória espiritual com consciência, verdade, amor e com o propósito de sermos melhores a cada dia.

Vendo as turbas, subiu ao monte. Após assentar-se, aproximaram-se dele os seus discípulos e, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados.

Bem-aventurados os mansos. porque eles herdarão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos. porque eles receberão misericórdia.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os perseguidores por causa da justiça, porque deles é o Reino de Céus.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e {mentindo} disserem todo mal contra vós, por causa de mim.

Alegrai-vos e regozijais-vos, porque é grande a vossa recompensa nos Céus, pois assim perseguiram os Profetas anteriores a vós.

Cada uma das bem-aventuranças mencionadas por Jesus neste sermão é um modelo que nós possuímos para nos espelhar. O constante reforço de que somos espíritos em evolução e todos filhos e filhas do mesmo Pai fornece-nos caminhos para que prossigamos no aperfeiçoamento de nossa consciência afim de que encontremos dentro de nós o Reino dos Céus.

Conhecendo tanto a complexidade das Leis Universais quanto as dificuldades da humanidade em entendê-las em sua totalidade, Jesus sabe que cada um de nós tem seu próprio tempo para compreender e vivenciar essas Leis e a comunhão plena com o Universo.

As leis morais e a descoberta da Consciência e da Verdade

Com a intenção de nos auxiliar nesse processo de descoberta e de tomada de consciência, a Doutrina Espírita nos traz setas indicativas que, quando utilizadas com sabedoria, nos ajudam a construir um mundo mais justo e igualitário que estará de acordo com os ensinamentos do mestre Jesus e com a vontade do Pai.

As leis morais do trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade e de amor, justiça e caridade apresentam, cada uma, suas particularidades e seus ensinamentos. Experienciadas em diversos momentos de nossas vidas e em diferentes intensidades, as leis morais são o caminho para que desenvolvamos nossa Consciência e estejamos em comunhão com o Universo e o Criador.

Além disso, é também através do conhecimento das leis morais que caminhamos rumo ao amadurecimento de nossa Consciência e ao encontro da Verdade Divina, prometida pelo Pai. Uma vez que a lei divina (ou lei natural) abrange as leis físicas e as leis morais, ao estudá-las constantemente teremos nelas um instrumento auxiliador do nosso desenvolvimento moral e espiritual. As leis morais indicam igualmente uma trajetória de descoberta individual e interior do Reino dos Céus que existe dentro de cada um de nós.

Nessa jornada evolutiva como espíritos em transformação somos convidados a refletir sobre os ensinamentos de Jesus e a contemplar a presença de Deus em todos os lugares e coisas. Com o olhar sereno e o coração brando, a nossa Consciência nos guiará para os caminhos da paz, do amor e do bem. Vivenciaremos a cada dia as bençãos divinas e percorremos a estrada do encontro da Verdade que o Pai criou tendo como guias o nosso amado mestre Jesus e a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Assista na íntegra a palestra que inspirou esta publicação:

Fonte de consulta:

* Colaborou para esta publicação: Arielle Rodrigues.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *