Em palestra na Associação Espírita Fé e Caridade, o expositor Santos Neto trouxe suas reflexões sobre o tema melancolia.

O que vem a ser a melancolia?

A melancolia é um estado emocional mórbido, doentio, triste, que nos pesa. É uma sensação desagradável.

Essa morbidez, esse desânimo, é bastante comum. Muitas pessoas passam por este quadro, principalmente, nesse período difícil que enfrentamos. Ela traz a muitos de nós consequências, tais como a preguiça, a indolência, a resistência para retomar atividades de trabalho, fragilidade na força de vontade.

Diante desse cenário, podemos buscar O Evangelho Segundo o Espiritismo, que nos traz a máxima: “Ajuda-te e céu te ajudará”. Essa é uma premissa estudada por Allan Kardec, no capítulo XXV. E vem a ser o remédio que necessitamos e recebemos, face as atribulações que nos levam ao estado melancólico.

Já no capítulo V de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Bem-aventurados os aflitos, vemos a importância do combate à melancolia:

Sabeis por que, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida? É que vosso Espírito, aspirando à felicidade e à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele. Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia, e vos julgais infelizes.
Crede-me, resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade. São inatas no espírito de todos os homens as aspirações por uma vida melhor; mas, não as busqueis neste mundo e, agora, quando Deus vos envia os Espíritos que lhe pertencem, para vos instruírem acerca da felicidade que ele vos reserva, aguardai pacientemente o anjo da libertação, para vos ajudar a romper os liames que vos mantêm cativo o Espírito. Lembrai-vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes de desempenhar uma missão de que não suspeitais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou. Se, no curso desse degredo-provação, exonerando-vos dos vossos encargos, sobre vós desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede fortes e corajosos para os suportar. Afrontai-os resolutos. Duram pouco e vos conduzirão à companhia dos amigos por quem chorais e que, jubilosos por ver-vos de novo entre eles, vos estenderão os braços, a fim de guiar-vos a uma região inacessível às aflições da Terra.
— O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo V.

O ânimo do evangelho

O evangelho, a palavra de Jesus e da espiritualidade amiga, chega em nossas casas como ação de ânimo que nos envolve, produzindo riqueza moral e espiritual, sustentando a família e todos ao nosso redor.

Certo é que precisamos voltar a sorrir, a refazer a onda de esforço e de paz. Voltarmos a nos abraçar mais, orar, falar de Deus e a ter confiança! Neste acolhimento, seguimos em direção a uma luz, a qual chamamos de Jesus.

O palestrante pontua também que ao nosso redor existem jovens, idosos, trabalhadores, com um ar alegre e tranquilo. Ao colocar nossa atenção nessa energia boa, nos nutrimos também dessa força.

Também existem pessoas desanimadas, que não vão trabalhar, porque perderam seus empregos, e que entram em situação de aflição. É muito difícil esse momento para algumas famílias, até quando se consiga um emprego formal, que lhes traga de novo certo conforto.

Para trilharmos novamente o caminho, precisamos primeiramente da fé em Deus e também fé em nós mesmos. Sabemos que já fizemos inúmeras coisas boas. Cometemos faltas também. Mas um ponto é certo: temos muitas coisas boas a relembrar e agradecer a Deus.

O ânimo e a vontade de sermos melhores nos impulsionam a sair desse estado mórbido, pois, se nos entregarmos, corremos o risco de perder inclusive a vontade de nos alimentar, de cuidar da higiene pessoal e da família.

Onde buscar ajuda

Lembre-se que sempre temos forças íntimas para não sucumbir: a força do nosso pensamento, a força da oração, inclusive à distância. Priorize a prática do Evangelho no lar, o atendimento fraterno, e também a ida à casa espírita — é onde você leva a sua amorosidade para o outro, que também necessita, e esta nunca lhe faltará, mas sim retornará em dobro.

Sabemos que as moléstias do corpo sempre existiram, mas, lembre-se de quantas pessoas nosso bom Jesus curou. Muitas das vezes o remédio era a fé e a confiança do doente, mediante o olhar doce de Jesus e sua energia vibrante.

A fé e a oração nos encorajam sempre a lutar e aprender com as dificuldades. Nestas horas precisamos buscar Jesus em nossas orações, reagindo sempre, animando os outros a crescer.

Não esquecendo de agradecer, já que o que acontece em nossas vidas tem uma razão de ser, no sentido do nosso crescimento e aprendizado, jamais como um castigo.

Comece a praticar os ensinamentos de nosso amado Pai: abrace as pessoas, e aprenda a aceitar aquelas de quem você não gosta. Precisamos do apoio uns dos outros. Fortalecer os laços e ajudar o próximo são as saídas para superar a melancolia.

“Vamos à luta”, é o convite que o irmão Santos Neto nos deixa.

Acompanhe agora o áudio da palestra, na íntegra:

*Colaborou para esta publicação: Magda do Carmo Gonçalves.

**Imagem em destaque: pexels.com

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *