Nossa casa de amor está em festa. No sábado, 6 de agosto de 2022 a Associação Espírita Fé e Caridade completou 106 anos de existência. A cerimônia de comemoração teve como tema AEFC de mãos dadas e foi realizada de forma híbrida, com um representante de cada grupo presente fisicamente na casa e transmissão ao vivo para todos os trabalhadores e amigos.

A celebração iniciou com a leitura de O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo 13, item sobre Os Infortúnios Ocultos, lido pela trabalhadora do DSA e ex-presidente Sandra Lemos. Em seguida a trabalhadora da casa há mais de 40 anos e também ex-presidente Ivete Rabello fez a prece inicial.

Sob a condução dos trabalhadores Dani Galdino e Bruno Ribas, com Guilherme Tonini na técnica, fomos apresentados a vídeos que proporcionaram conhecer melhor os 25 grupos que atuam na casa, desde a diretoria aos departamentos da Divulgação, Mediunidade, Sócio-assistencial, Patrimônio e Infância e Juventude.

 A secretária Anna Carla Lisboa apresentou o organograma da AEFC e como a casa se organiza do ponto de vista legal e fiscal. “Cada um de nós é um tijolinho dessa casa. Há algum tempo atrás a espiritualidade amiga nos disse que essa casa ama, ampara e acolhe.”, disse Anna Carla.

Rumo aos 200 anos

O presidente da AEFC Carlos Aldir Rabello relembrou o histórico da AEFC, que foi criada em 1916 como Fundação Espírita Catharinense e se tornou Associação em 1925. “Eu gosto também de recordar um período em que eu comecei nessa casa, quando nos anos 1970 José Airton Bezerra de Oliveira e sua esposa Maria Tereza de Oliveira convidaram o Gilson, a mim, à Ivete, e ao Ivan, que também está aqui. Eles chamaram trabalhadores para atuar na casa, que corria o risco de fechar. Depois chegaram Fernando Fonseca, seu Nereu e Bibi, além de muitos outros” lembrou Carlos Aldir. “Uma geração vai se somando a outra. De que forma? De mãos dadas.”

Também reforçou o presidente que nenhuma atividade da AEFC ficou parada durante a pandemia e muitos trabalhos surgiram ou foram reforçados, como o do Blog da AEFC. “Conseguimos superar esse período crítico muito satisfatóriamente. Mas e agora? O que virá? Precisamos nos preparar para os 200 anos. E precisamos começar hoje.” 

Carlos chamou a atenção para buscarmos a união “no grande grupo”, para além dos grupos da casa. Para isso foi criado um grupo integrado que se reúne uma vez por mês, no segundo sábado de cada mês, das 14:30h às 16:30h para estudar o material da Federação Espírita Brasileira (FEB), Orientação ao Centro Espírita. Todos os trabalhadores são convidados a integrarem esse grupo.

“A casa precisa de todos,” lembrou Carlos, chamando para a formação de novos dirigentes e colaboradores, que precisam se reunir e conviver. “O convite está colocado,” reforçou.

De mãos dadas na Associação Espírita Fé e Caridade

“O que nos une nessa casa são os afetos,” afirmou a vice-presidente Patrícia Mendes, em sua fala sobre a gratidão que todos temos pela casa. “Precisamos pensar sobre as relações que construímos aqui, como são importantes. Nós contamos uns com os outros. Nós crescemos uns com os outros. As mensagens da espiritualidade nas últimas semanas são de que sejamos sinceros uns com os outros. A espiritualidade conta com o fortalecimento dos nossos laços para que o trabalho aconteça a contento,” disse Patrícia.  

O momento do amigo secreto foi uma oportunidade para a aproximação dos grupos, que foram revelando seus amigos “de mãos dadas.”

Também de mãos dadas todos os presentes acompanharam emocionados a prece final feita pelo ex-presidente Fernando Fonseca. E juntos cantaram e celebraram ao som do hino da AEFC, na voz de Anna Carla e violão por Alberto Luz: “Casa espírita de amor, templo de Jesus em louvor. Casa que aquece o coração, abrigo e amparo de irmãos. Sejamos todos luz em Deus, sejamos filhos dos braços Seus. Na luz da eternidade, celebramos a caridade. Seareiros em luz, sejamos trabalhadores de Jesus!”

Abaixo temos uma das mensagens recebidas na semana do aniversário de 106 anos por um grupo mediúnico da AEFC.

Seareiros do Cristo, é com alegria que vos vejo assumirem as tarefas desta casa espírita. Venho lembrar-vos que uma casa espírita se faz de equipes no mundo maior e equipes de encarnados na Terra. Nesta casa, flores do bem, amigos em tardes fraternas, irmãos que se colocam em orações entrelaçando os planos e intensificando a nossa comunicação com os encarnados, ofertam espaços de socorro aos desencarnados. Aqueles que acolhem os que recém chegam para conhecer essa doutrina redentora e aqueles que estendem as mãos nas realizações dos passes, aqueles que, com o compromisso com a divulgação do evangelho de Jesus, preparam-se em estudo e se colocam na tribuna ao ofertar, por meio do diálogo, o esclarecimento sobre a imortalidade da alma, pluralidade dos mundos habitados, reencarnação e sobre a justiça divina. Caminhar por essa casa espírita de amor é poder sentir todos, encarnados e desencarnados, que colaboram com a obra do Cristo, que imprimem suas mãos no trabalho, que se transforma em luz e bençãos em suas jornadas evolutivas. Viemos abraçá-los pela comemoração dessa data de aniversário deste templo de Jesus. Neste abraço convidamos a seguir de mãos dadas, na certeza que um só não opera e é em conjunto que todos vós contribuem na obra do criador e na efetivação do reino de Deus em vossos corações. Sintonizem-se sempre conosco e liguem-se pelo entendimento e por escolhas amorosas, de benevolência, indulgência e caridade. Para que o desejo de fazerem o bem com alegria, boa vontade e afeto uns pelos outros seja a atmosfera luminosa que se soma no mundo maior às vossas vibrações na proteção dessa seara. Sintam-se importantes em suas ações no bem, sintam-se irmanados e amparados por nós. Seguimos de mãos dadas na certeza da infinita bondade de Deus, de Cristo e sob a égide da caridade. Quem pega a charrua não olha mais para trás.
— Psicografia recebida durante o trabalho de irradiação de quarta-feira de manhã na Associação Espírita Fé e Caridade, em 03/08/22.

Acompanhe no vídeo a íntegra da celebração dos 106 anos da AEFC, “De mãos dadas”.

E em seguida o compilado com todos os depoimentos de coordenadores e representantes de grupos da casa, explicando sobre seus trabalhos e compartilhando mensagens de gratidão para a AEFC.

“Quem pega a charrua não olha mais para trás.”

Categorias: Notícias

1 comentário

Fabiana · 7 de agosto de 2022 às 22:47

Maravilhoso, parabéns a AEFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *