Dentre as atividades realizadas na casa, estão também as de cunho assistencial, em prol de nossos irmãos mais necessitados. O DSA é o departamento responsável pelo conjunto de medidas para atender a certas necessidades das pessoas que normalmente não dispõem de meios para fazer frente a elas, ainda que em nível mínimo. Procura levar reconforto material e espiritual aos mais necessitados.

Considerando a missão do Espiritismo “transformação da humanidade pela melhoria das massas por meio do gradual aperfeiçoamento dos indivíduos”, todo o auxílio feito ao próximo deve ser acionado dentro de um programa que tenha por objetivo o reequilíbrio moral; a reintegração social e a educação espiritual.

Assim, de acordo com os pressupostos codificados por Allan  Kardec, devemos não só dar o alimento que mata a fome, o agasalho que supre o frio, mas também o reconforto espiritual da palavra esclarecedora, que estimula o nosso irmão menos aquinhoado materialmente a caminhar com os próprios pés.

Os programas e serviços atualmente desenvolvidos pelo DSA são:

-Maria de Nazaré:

Grupo destinado ao auxílio de gestantes e nutrizes carentes em vulnerabilidade social. O objetivo é atender a mães, orientando-as no planejamento familiar e a assumirem sua própria vida, no incentivo a sua independência. Para mais informações, acesse.

-Tarde com Chico Xavier:

Como resultado dos princípios doutrinários que norteiam as atividades da AEFC, o trabalho assistencial realizado pelo grupo é junto às populações que vivem em situação de vulnerabilidade social, resultante da pobreza, privação alimentar ou ausência de renda. Para saber mais, acesse.

-Flores do Bem:

O Grupo Flores do Bem realiza suas atividades de confecção de artesanato, com o objetivo de auxiliar os trabalhos do DSA com recursos financeiros. Também há muita troca de amor, experiência, ideias e amizade neste grupo. Para ler mais, acesse.

-Visita aos Presidiários:

O Grupo de voluntários realiza suas atividades no presídio masculino da capital, levando a palavra do evangelho de Cristo para auxiliar os nossos irmãos que erraram em suas caminhadas, levando-lhes a esperança e a boa nova.

– Visita aos Enfermos:

O Grupo é organizado além das fronteiras da associação, pois realiza seus trabalhos em parceria com a AVOC – Associação de Voluntários do CEPON, levando aos enfermos o conforto e a serenidade, tão necessária aos que sofrem.