O palestrante e trabalhador da Associação Espírita Fé e Caridade, Marco Cesar Krueger, iniciou sua palestra motivando-nos a absorver as reflexões do tema proposto, de forma a nos auxiliar na nossa caminhada evolutiva, especialmente no momento atual, tão desafiador, da pandemia pelo COVID-19. Embora o momento nos traga tristezas, foi certamente planejado no mundo espiritual e trará também possibilidades de evolução àqueles que tiverem olhos de ver e ouvidos de ouvir.

Imersos na matéria

Nesse momento introdutório, Marquinho, como é carinhosamente conhecido entre os trabalhadores da casa, nos traz reflexões profundas sobre nossa condição atual de espíritos encarnados, pela dádiva da reencarnação concedida por Deus. Ressalta a grande oportunidade que temos para desenvolver em nós os valores espirituais para conseguir ampliar nossa bagagem moral, a fim de retornarmos à verdadeira vida, a espiritual, com nossas virtudes mais desenvolvidas.

Em cada encarnação temos a possibilidade de desfazer os equívocos do passado, convertendo nosso pretérito de sombras em luz, caminhando sempre rumo à perfeição e felicidade relativas que nos aguardam.

Navegando na experiência material

Marquinho nos diz que estando agora encarnados nesta existência material, estamos como um navegador, em uma grande viagem, e às vezes nos perdemos e não sabemos qual a melhor rota a ser seguida. Somos então abordados pelo medo. Ele compara nossa experência carnal com uma grande navegação, em que estamos em busca de uma bússola segura que possa nos orientar na trajetória evolutiva. 

Neste momento, Marquinho sensibiliza nossos corações, com uma canção ao violão, Mar da Vida, de Allan Filho. A canção nos conduz ao mergulho nas águas mais profundas de nosso mundo íntimo, ainda tão cheios de dúvidas, inseguranças e medos, para logo nos resgatar, trazendo-nos à superfície, guiados pela luz da estrela mais brilhante: Jesus. 

Rota segura

O roteiro seguro, que vai nos manter no caminho correto, é Jesus. De acordo com Emmanuel, na obra A Caminho da Luz, Jesus faz parte de uma comunidade de espíritos puros e eleitos por Deus, que regem as atividades de elevação do nosso sistema solar. Emmanuel nos conta que apenas duas vezes esta comunidade de espiritos celestes se reuniu nas proximidades do planeta Terra. A primeira vez, quando da criação do planeta e a segunda, quando do planejamento da encarnação de Jesus na Terra.

Para ampliar nossa consciência de quem somos, de onde viemos e para onde vamos, o Cristo nos trouxe profundos ensinamentos da mais alta moral, jamais ouvidos antes, como:

O Evangelho de Jesus

A mensagem e, principalmente, a exemplificação de Jesus pela vivência dos seus ensinamentos, enquanto esteve esteve entre nós, é a bússola infalível e segura, é a nossa porta para alcançarmos patamares mais altos de elevação espiritual. 

Marquinho cita Alcíone, da obra Renúncia, do autoria espiritual de Emmanuel por Francisco Cândido Xavier, quando fala que: 

O evangelho é um vasto caminho ascencional, cujo fim não atingiremos sem o conhecimento e a aplicação de todos os detalhes… e precisa ser conhecido, meditado, sentido e vivido.
— Emmanuel, no livro “Renúncia”.

Trajetória evolutiva

Como seres espirituais que somos, em evolução, precisamos também considerar que as amarras do passado não serão facilmente desfeitas. Emmanuel ilustra essa realidade em sua mensagem intitulada Resiste à Tentação, fazendo também uma analogia com uma embarcação, nos incentivando a continuar enfrentando nossas dificuldades interiores: 

Enquanto nosso barco espiritual navega nas águas da inferioridade, não podemos aguardar isenção de ásperos conflitos interiores. Mormente na esfera carnal, toda vez que empreendemos a melhoria da alma, utilizando os trabalhos e obstáculos do mundo, devemos esperar a multiplicação das dificuldades que se nos deparam, em pleno caminho do conhecimento iluminativo.
Contra o nosso anseio de claridade, temos milênios de sombra. Antepondo-se-nos à mais humilde aspiração de crescer no bem, vigoram os séculos em que nos comprazíamos no mal.
— Emmanuel, no livro “Pão Nosso”.

É importante reconhecermos as conquistas já alcançadas bem como os desafios que carregamos em nosso coração, para que esse nosso barco espiritual possa navegar de forma mais segura por águas muitas vezes turbulentas, que é a nossa vida mergulhada na matéria. 

Aproximar-se de Jesus

Marquinho nos convoca ao trabalho no bem como forma de nos aproximarmos mais de Jesus a cada dia. A prática da caridade ao próximo é tão importante quanto a prática do bem a nós mesmos. “E como fazer o bem a mim mesmo?” O palestrante nos pergunta e logo esclarece: “Buscando disciplinar a minha vida, buscando fazer boas leituras, buscando ser bom para as pessoas, ler o Evangelho diariamente e se encharcar desses ensinamentos que Jesus nos traz”.

Desta forma estaremos trazendo Jesus para perto de nós, nos alimentando dessas boas energias, para que tenhamos condições de dar passos mais seguros rumo à nossa evolução espiritual quando as dificuldades, inerentes à nossa inferioridade moral, nos forem apresentadas.

A bússola infalível

O título desta palestra foi inspirado na mensagem de Emmanuel, Na Hora da Crise, contida no livro Religião dos Espíritos, que nos convida a buscar o caminho mais adequado nessa caminhada, quando esses momentos de dificuldades nos visitarem:

Na hora da crise, emudece os lábios e ouve as vozes que falam, inarticuladas, no imo de ti mesmo. Perceberás, distintamente, o conflito. É o passado que teima em ficar e o presente que anseia pelo futuro. É o cárcere e a libertação. A sombra e a luz. A dívida e a esperança.
É o que foi e o que deve ser.
Na essência, é o mundo e o Cristo no coração.
Grita o mundo pelo verbo dos amigos e dos adversários, na Terra e além da Terra. Adverte o Cristo, através da responsabilidade que nos vibra na consciência.
Diz o mundo: «acomoda-te como puderes. Pede o Cristo: «levanta-te e anda».
Diz o mundo: «faze o que desejas». Pede o Cristo: «não peques mais». Diz o mundo: «destrói os opositores». Pede o Cristo: «ama os teus inimigos».
Diz o mundo: «renega os que te incomodem». Pede o Cristo: «ao que te exija mil passos, caminha com ele dois mil».
Diz o mundo: «apega-te à posse». Pede o Cristo: “ao que te rogue a túnica cede também a capa”. Diz o mundo: «fere a quem te fere». Pede o Cristo: «perdoa sempre». Diz o mundo: «descansa e goza». Pede o Cristo: «avança enquanto tens luz».
Diz o mundo: «censura como quiseres». Pede o Cristo: «não condenes».
Diz o mundo: «não repares os meios para alcançar os fins». Diz o Cristo: «serás medido pela medida que aplicares aos outros». Diz o mundo: «aborrece os que te aborreçam». Pede o Cristo: «ora pelos que te perseguem e caluniam». Diz o mundo: «acumula ouro e poder para que te faças temido». Diz o Cristo: «provavelmente nesta noite pedirão tua alma e o que amontoaste para quem será?» Obsessão é também problema de sintonia. O ouvido que escuta reflete a boca que fala. O olho que algo vê assemelha-se, de algum modo, à coisa vista.
Não precisas, assim, sofrer longas hesitações nas horas de tempestade. Se realmente procuras caminho justo, ouçamos o Cristo, e a palavra dele, por bússola infalível, traçar-nos-á rumo certo.
— Emmanuel, no livro “Religião dos Espíritos”.

Marquinho recheia a leitura desta mensagem com comentários enriquecedores e exemplos do nosso cotidiano. Ele nos convida a considerar nossa realidade espiritual e a transitoriedade da vida material, nos orientando a mirarmos adiante, na bagagem espiritual que estamos construindo, procurando praticar os ensinamentos de Jesus.

Ao concluir as valiosas reflexões daquela noite, o palestrante nos exorta a enfrentar esse mar da vida, sem temor, com muita fé e segurança em Deus.

No encerramento, ao violão, somos presenteados pelo querido trabalhador da AEFC com a linda música Suave é o Jugo, de autoria de Ana Amélia, enchendo nossos corações de paz.

Acompanhe agora a íntegra da palestra que inspirou esta publicação

*Colaborou com esta publicação: Sandra Lemos.
** Imagem em destaque: ArtHouse Studio via Pexels.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *