Todos nós desejamos encontrar a paz, pela própria condição de estarmos encarnados na Terra. O planeta ainda é um mundo de provas e expiações e passa por uma transição que atinge cada indivíduo de uma maneira diferente. Na condição de espíritos imortais que somos, é necessário compreender a mensagem de Jesus.

Em palestra realizada no dia 01/02/2021 na Associação Espírita Fé e Caridade, a expositora Vládia Kunz nos traz a mensagem reconfortante e esclarecedora acerca de como proceder nestes dias em que a dor, a angústia, as aflições e incertezas tem povoado nossas mentes.

A inspiração inicial da palestrante vem da passagem contida no Evangelho de Mateus, pela tradução de Haroldo Dutra Dias:

Portanto, não vos inquieteis com com o amanhã, pois o amanhã se inquietará consigo mesmo! Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus, 6:34)

Compreendendo a mensagem de Jesus

Para nos auxiliar a despertar e compreender esta mensagem do Cristo, o espírito Honório Abreu nos esclarece:

Inquietude, agitação, insegurança, ansiedade e temor são estados de alma dos que não “enxergam” os valores da Providência e permanecem “cegos” espirituais mendigando à margem do caminho evolutivo…” (O Evangelho por Dentro, pelo Espírito Honório Abreu, grifo nosso).

Deus, nosso Pai justo e bom, não nos concede o que é ruim, mas o que necessitamos dada a nossa imaturidade espiritual.

Os tempos são chegados

Na Gênese, Capítulo XVIII, Os Tempos são Chegados, a espiritualidade superior nos fala sobre este momento que estamos vivendo, em que os mensageiros do Pai operam em todo o Universo e principalmente na Terra, para agilizar o processo para que possamos subir mais um degrau na escala evolutiva. Porém, nós, como trabalhadores da última hora, fomos postergando o trabalho de transformação interior.

…Não é somente o desenvolvimento da inteligência que é preciso aos homens, é a elevação do sentimento, e para isso é necessário destruir tudo o que poderia superexcitar, neles, o egoísmo e o orgulho. (A Gênese, Cap.XVIII, item 5)

Nos tempos atuais, ainda nos desesperamos, não confiamos na Providência Divina e mesmo diante de todo conhecimento que a Doutrina Espírita nos traz, que abre um leque imenso de informações para a vida, ainda nos perdemos em nossos pensamentos conturbados.

A grande oportunidade da reencarnação no período atual

O momento é de olharmos para dentro de nós e de reconhecer nossas dificuldades. Devemos evitar a revolta, a projeção da raiva no outro, e a negação de tudo que está acontecendo a nossa volta.

Devemos ser previdentes mas não inquietos.

Estamos em um corpo transitório, que é um templo para nossa alma, para que cada um de nós possa agir em benefício dos outros, saindo da condição de vítimas e compreender que somos responsáveis pelo que nos acontece e que aceitamos estar aqui neste momento.

Estamos todos mergulhados na eternidade, e o Espírito André Luiz, no livro Nosso Lar, amplia nossa visão do “hoje” e do “amanhã” sob a ótica do mundo espiritual:

Uma existência é um ato.

Um corpo – uma veste.

Um século – um dia.

Um serviço – uma experiência.

Um triunfo – uma aquisição.

Uma morte – um sopro renovador.

PAZ

Tenho vos falado essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis provações, mas animai-vos, eu venci o mundo. (João, 16:33)

Emmanuel, nos esclarece, sobre esta passagem, relatada pelo apóstolo João:

Conservar a paz, em Cristo, não é deter a paz do mundo. É encontrar o tesouro eterno de bençãos nas obrigações de cada dia. Não é fugir do serviço; é aceitá-lo onde, como e quando determine a vontade daquele que prossegue em ação redentora, junto de nós, em toda a Terra. (Vinha de Luz, Tranquilidade)

A paz é essa tranquilidade interna, que apesar de toda a turbulência exterior, dentro de nós reina um lago sereno e tranquilo, firmado sobre a confiança, fé e a certeza de que existe um Pai que nos conduz e sabe o que precisamos aprender.

Onde estamos buscando a paz que desejamos?

Não se pode confundir a paz do mundo com a paz do Cristo. Busquemos a paz tão deseja, no Cristo e em seus ensinamentos.

Sejamos úteis à vida, nos prontificando a sermos trabalhadores do Cristo. Nesse exercício constante de amor, benevolência, caridade, perdão, vamos nos transformando, crescendo como espíritos, filhos de Deus, na certeza de que o Pai nos ampara sempre.

E a palestrante encerra sua exposição com a mensagem de Emmanuel, Prescrições de Paz, do livro Ceifa de Luz :

Na garantia do próprio equilíbrio, alinhemos algumas indicações de paz, destinadas a imunizar-nos contra a influência de aflições e tensões, nas quais, tanta vez imprevidentemente arruinamos tempo e vida:
– corrigir em nós as deficiências suscetíveis de conserto, e aceitar-nos, nas falhas cuja supressão não depende ainda de nós, fazendo de nossa presença o melhor que pudermos, no erguimento da felicidade e do progresso de todos;
– tolerar os obstáculos com que somos atingidos, ante os impositivos do aperfeiçoamento moral, e entender que os outros carregam igualmente os deles;
– observar ofensas como retratos dos ofensores, sem traçar-nos a obrigação de recolher semelhantes clichês de sombra;
– abolir inquietações ao redor de calamidades anunciadas para o futuro, que provavelmente nunca virão a sobrevir;
– admitir os pensamentos de culpa que tenhamos adquirido, mas buscando extinguir-lhes os focos de vibrações em desequilíbrio, através de reajustamento e trabalho;
– nem desprezar os entes queridos, nem prejudicá-los com a chamada superproteção tendente a escravizá-los ao nosso modo de ser;
– não exigir do próximo aquilo que o próximo ainda não consegue fazer;
– nada pedir sem dar de nós mesmos;
– respeitar os pontos de vista alheios, ainda quando se patenteiam contra nós, convencidos quanto devemos estar de que pontos de vista são maneiras, crenças, opiniões e afirmações peculiares a cada um;
– não ignorar as crises do mundo; entretanto, reconhecer que, se reequilibrarmos o nosso próprio mundo por dentro – esculpindo-lhe a tranqüilidade e a segurança em alicerces de compreensão e atividade, discernimento e serviço – perceberemos, de pronto, que as crises externas são fenômenos necessários ao burilamento da vida, para que a vida não se tresmalhe da rota que as Leis do Universo lhe assinalam no rumo da perfeição.

Assista a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

Bibliografia consultada:

1. DIAS, Haroldo Dutra (Trad.), 1971- O Novo Testamento/tradução de Haroldo Dutra Dias. – 1. ed. – 11. imp.- Brasília: FEB, 2020.

2. PAIXÃO, Wagner Gomes da. O Evangelho por Dentro – Estudo Interpretativo do Evangelho de Mateus à luz da Doutrina Espírita. Pelo Espírito Honório Abreu. 1 ed. Grupo Espírita da Benção, Mário Campos, 2020. cap. 9 (Ansiedade e Compromisso)

3. KARDEC, Allan. A Gênese. Tradução de Salvador Gentile. 14 ed. Araras,SP: IDE, 2003. Cap. 18 (Os Tempos são Chegados), item 5.

4. XAVIER, Francisco Cândido. Nosso Lar. Pelo Espírito André Luiz.

5. Id. Vinha de Luz. Pelo Espírito Emmanuel. 1. ed. 10 imp. Brasília: FEB, 2017. Cap. 155 (Tranquilidade), p. 324.

6. Id. Ceifa de Luz. Pelo Espírito Emmanuel. Cap. 20, (Prescrições de Paz)

* Colaborou para esta publicação: Sandra Lemos.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *