Quem disse “Eu Sou”?

Foi Jesus. 

Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec questiona qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo. E é respondido apenas com uma palavra – “Jesus”.

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque o Espírito Divino o animava.

Quando chega dezembro, próximo a data que marca o nascimento de Jesus, elevamos nossa esperança com a intenção de iniciar um novo ciclo, mas lembremos que Jesus veio aplicar a lei de amor. Ele não veio para abolir a lei dos profetas, mas dar-lhes cumprimento. 

Jesus fala “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai se não por mim.” Mas quando ele fala “Eu Sou” quer dizer que Deus está em nós.

As declarações de Jesus “Eu sou”

No Evangelho de João há as sete declarações de “Eu sou” de Jesus e cada uma teve um significado especial.

  1. Eu Sou o Pão da Vida. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
  2. Eu Sou a Luz do Mundo. Aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
  3. Eu Sou a Porta. Qualquer pessoa que entrar por mim será salva. Entrará e sairá e encontrará pastagem.
  4. Eu Sou o Bom Pastor. Conheço minhas ovelhas e sou conhecido por elas, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai e entrego minha vida pelas ovelhas.
  5. Eu Sou a Ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, não morrerá eternamente. Crês tu isto?
  6. Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
  7. Eu Sou a Videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim e Eu nele, este dará muito fruto, pois sem mim não podereis realizar obra alguma.

“Eu sou a água viva, dessedentarei todo aquele que dela beber.”

A água é o único líquido com grande poder medicinal, mas a fala refere-se também à sede espiritual. Todo aquele que buscar por conhecimento terá compreensão, estará no caminho da evolução.

“Eu sou o Pão da vida. Saciarei a fome dos espíritos humanos dando-lhes a paz duradoura.”

O Pão é o combustível, mas não somente aquele que sacia a fome física. Ele dará a força interna de ir além. 

”Eu sou a Luz do Mundo. Quem comigo caminhar jamais se perderá nos umbrais da existência.”

A Luz clareia, que aponta os perigos e os caminhos. Quando vemos esta luz, temos a oportunidade de ir além. Permite que eu veja meus passos, que sejam mais seguros e planejados.

“Eu sou a Porta. Há um antes e um depois de mim. Aquele que estiver amadurecido transportará a porta que nos leva ao estado de felicidade perene.”

Esta Porta é o amadurecimento, mas não se refere à faixa etária, e sim ao amadurecimento espiritual, a resignar-se. 

”Eu sou o Bom Pastor. Vou pastorear todas as ovelhas, sejam elas quantas forem, estejam onde estiverem.”

O Bom Pastor são todos aqueles que querem o nosso bem, que nos conhecem, nos cuidam, nos conduzem no caminho do bem.

”Eu sou a Ressureição. Aquele que fizer a opção pela porta que Eu Sou, estará sempre vivo.”

Tudo é vida e Jesus está presente. Se estudarmos, buscarmos melhorar nossas atitudes sempre haverá uma nova oportunidade.

”Eu sou o caminho. Eu sou o caminho que leva ao Pai e o que traz de volta o desnorteado ao verdadeiro sentido da vida.”

Todo caminho nos leva a algum lugar, saiba ver o correto a seguir.

”Eu sou a verdade. Inteira e completa para aquilo que podeis suportar hoje.”

A medida que vamos evoluindo, tiramos uma venda e enxergamos, amadurecemos nos ensinamentos de Jesus.

”Eu sou a vida. Que dá vida.”

É a vida em nós.

”Eu sou a Videira verdadeira. Que dá os frutas da Paz que alimenta a alma.”

A única maneira em que um ramo pode produzir frutos é se estiver preso ao pé. Se estivermos ligados a fonte de sabedoria, certamente daremos bons frutos.

”Eu sou o Rei. Da vida que vencerá a morte.”

Estamos neste mundo somente de passagem.

Nos tempos atuais

Com a correria do dia, o estresse, o materialismo e a depressão, as vezes pensamos como ter Jesus como uma solução? É vivenciar. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Colocar-se no lugar do outro.

“Ninguém põe remendo de pano novo, em vestido velho.” Não se culpe pelo que fez ou deixou de fazer, siga em frente e comece a construir um novo manhã, e neste caminho, você terá outra oportunidade para seus débitos.

Acompanhe agora a íntegra da palestra que inspiroou esta publicação:

*Colaborou para esta publicação: Débora Hemkemeier.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *