Em palestra transmitida pelos canais digitais da AEFC, a expositora Jamile Allebrandt trouxe-nos o tema “Muito se pedirá a quem muito recebeu”. Encontramos o insumo para este tema no item 12 do capítulo 18 de O Evangelho Segundo o Espiritismo, e Jamile nos traz trechos dos evangelhos de Lucas e João para a reflexão.

O servo que souber da vontade do seu amo e que, entretanto, não estiver pronto e não fizer o que dele queira o amo, será rudemente castigado. — Mas, aquele que não tenha sabido da sua vontade e fizer coisas dignas de castigo menos punido será. Muito se pedirá àquele a quem muito se houver dado e maiores contas serão tomadas àquele a quem mais coisas se haja confiado.
— Lucas, 12:47-48.

Vim a este mundo para exercer um juízo, a fim de que os que não veem vejam e os que veem se tornem cegos. — Alguns fariseus que estavam com ele, ouvindo essas palavras, lhe perguntaram: Também nós, então, somos cegos? — Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecados; mas, agora, dizeis que vedes e é por isso que em vós permanece o vosso pecado.
— João, 9:39-40.

Importante estudar o evangelho dentro do contexto, levando em conta o vocabulário da época, e procurar sempre extraindo o espírito da letra, como nos convida Paulo em sua carta aos Coríntios. Tiremos portanto dessa leitura do Evangelho sua essência, absorvamos o que realmente nos toca e faz sentido em nossa jornada. 

Para colaborar na compreensão, vemos em O Evangelho Segundo o Espiritismo que:

Principalmente ao ensino dos Espíritos é que estas máximas se aplicam. Quem quer que conheça os preceitos do Cristo e não os pratique, é certamente culpado; contudo, além de o Evangelho, que os contém, achar-se espalhado somente no seio das seitas cristãs, mesmo dentro destas quantos há que não o leem, e, entre os que o leem, quantos os que o não compreendem! Resulta daí que as próprias palavras de Jesus são perdidas para a maioria dos homens.
— O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 18 item 12.

E podemos pensar adiante: 

  • Qual o ensinamento dessa passagem?

Para aqueles que compreendem a mensagem do evangelho, mas ignoram o conteúdo por não praticá-lo ou por cair em erro, serão mais cobrados do que aqueles que não têm a mesma noção ou o conhecimento das palavras de Jesus, de seus ensinamentos.

Podemos assim dizer que os espíritos mais evoluídos, mais informados e amadurecidos, são sempre dos quais se espera maior vigilância. 

Outras indagações que podem surgir são:

  • O que é esse saber?
  • Como nos será cobrado?
  • E por quem será cobrado?

O saber espiritual

Todos somos criados Espíritos simples e ignorantes. Vamos amadurecendo pouco a pouco, de acordo com nossas sucessívas reencarnações e aprendizados. O saber vai se desenvolvendo. 

Na questão 248 do livro O Consolador, de Emmanuel e Francisco Candido Xavier, vemos que:

Conquistada a consciência e os valores racionais, todos os Espíritos são investidos de uma responsabilidade, dentro das suas possibilidades de ação; porém, são raros os que praticam seus legítimos deveres morais, aumentando os seus direitos divinos no patrimônio universal. Colocada por Deus no caminho da vida, como discípulo que termina os estudos básicos, a alma nem sempre sabe agir em correlação com os bens recebidos do Criador, caindo pelo orgulho e pela vaidade, pela ambição ou pelo egoísmo,
quebrando a harmonia divina pela primeira vez e penetrando em experiências penosas, a fim de restabelecer o equilíbrio de sua existência.
— O Consolador, segunda parte, capítulo V.

A expositora traça, ainda, o paralelo sobe a educação que é dada aos filhos. Inúmeras vezes os pais precisam repetir e repetir os ensinamentos até que as crianças compreendam e passem a agir de acordo com o esperado. Nesta linha trabalhamos também o nosso aprendizado. Quantas parábolas e estudos precisam ser repetidos incansalvelmente por nós?

Na questão 155 de O Livro dos Espíritos vemos que Kardec faz essa comparação entre nossa evolução espiritual e o aprendizados das crianças, e a espiritualidade superior confirma que a comparação faz sentido. 

155 a) – Segundo o que acabais de dizer, os Espíritos, em sua origem, seriam como as crianças, ignorantes e inexperientes, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos de que carecem com o percorrerem as diferentes fases da vida?
“Sim, a comparação é boa. A criança rebelde se conserva ignorante e imperfeita. Seu aproveitamento depende da sua maior ou menor docilidade. Mas a vida do homem tem termo, ao passo que a dos Espíritos se prolonga ao infinito.”
— O Livro dos Espíritos, questão 155.

A questão 619 de O Livro dos Espíritos nos fala sobre o conhecimento do saber espiritual: 

Deus proporcionou a todos os homens os meios de conhecerem a sua lei?
“Todos podem conhecê-la; mas nem todos a compreendem; os que melhor a compreendem são os homens de bem e os que desejam pesquisá-la. Não obstante, todos um dia a compreenderão, porque é necessário que o progresso se realize.”
— O Livro dos Espíritos, questão 619.

A cada nova existência, ficamos mais desenvolvidos e sábios.

Nossa própria consciência é quem cobra

Como no exemplo da educação infantil, sabemos que determinadas cobranças de atitudes morais aos pequenos muitas vezes somente serão compreendidas anos depois. Assim acontece conosco na jornada evolutiva. Ao conhecermos o evangelho passamos ao entendimento dele.

Pode-se saber que as seguintes palavras desse tema não devem soar a nós como uma cobrança, mas, sim como norte para nossa consciência.

Ao cometermos um erro, alguém pode nos apontar nossa conduta, mas é comum que nós mesmos já tenhamos identificado o desvio. Nossa consciência nos cobra o caminhar naquilo que já sabemos e fazemos, com base em tudo que estudamos sobre a Doutrina.

Nessa caminhada, quanto mais a percorrermos, mais desenvolveremos nossa conduta. Ao termos nossas atitudes baseadas no bem a conduta correta passa a ser natural.

A palestrante traz a sugestão de fazermos uma autoavaliação diária de nossos atos. De diariamente refletirmos sobre nossos atos e o que poderíamos ter feito diferente.

No livro Vinha de Luz, de Emmanuel e Francisco Candido Xavier, temos uma reflexão que reforça o exercício proposto pela palestrante: 

Que fazeis de especial?
Iniciados na luz da Revelação Nova, os espiritistas cristãos possuem patrimônios de entendimento muito acima da compreensão normal dos homens encarnados.
Em verdade, sabem que a vida prossegue vitoriosa, além da morte; que se encontram na escola temporária da Terra, em favor da iluminação espiritual que lhes é necessária; que o corpo carnal é simples vestimenta a desgastar-se cada dia; que os trabalhos e desgostos do mundo são recursos educativos; que os trabalhos e desgostos do mundo são recursos educativos; que a dor é o estímulo às mais altas realizações; que a nossa colheita futura se verificará, de acordo com a sementeira de agora; que a luz do Senhor clarear-nos-á os caminhos, sempre que estivermos a serviço do bem; que toda oportunidade de trabalho no presente é uma bênção dos Poderes divinos; que ninguém se acha na crosta do planeta em excursão de prazeres fáceis, mas sim em missão de aperfeiçoamento; que a justiça não é uma ilusão e que a verdade surpreenderá toda a gente; que a existência na esfera física é abençoada oficina de trabalho, resgate e redenção e que os atos, palavras e pensamentos da criatura produzirão sempre os frutos que lhes dizem respeito, no campo infinito da vida.
— Vinha de Luz, capítulo 60.

Mas como dar o primeiro passo e iniciar nossa jornada de iluminação? Trazemos a resposta do livro O Consolador

Como iniciar o trabalho de iluminação da nossa própria alma?
“Todavia, o conhecimento é a porta amiga que nos conduzirá aos raciocínios
mais puros, porquanto, na reforma definitiva de nosso íntimo, é indispensável o
golpe da ação própria, no sentido de modelarmos o nosso santuário interior, na
sagrada iluminação da vida.”
— O Consolador, questão 230.

Sigamos em busca do conhecimento espiritual, que é imperecível.

Acompanhe na íntegra a palestra que inspirou esta publicação:

*Colaborou para esta publicação: Magda Gonçalves.
** Imagem em destaque via Pexels.com.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *