No dia 31 de dezembro de 2020 os canais digitais da Associação Espírita Fé e Caridade apresentaram a palestra da expositora Maria Alice Batista intitulada “No amanhecer de um Novo Ano”. Logo no início a palestrante pauta sua fala no livro Palavras de vida eterna psicografado por Francisco Cândido Xavier, ditado pelo espírito Emmanuel, com o capítulo intitulado “Recomecemos”.

Entretanto, recomeçar é benção na Lei de Deus.
A possibilidade da espiga ressurge na sementeira.
A água, feita vapor, regressa da nuvem para a riqueza da fonte.
Torna o calor da primavera, na primavera seguinte.
Inflama-se o horizonte, cada manhã, com o fulgor do Sol, reformando o valor do dia.
Janeiro a Janeiro, renova-se o ano, oferecendo novo ciclo ao trabalho.
É como se tudo estivesse a dizer : “Se quiseres, podes recomeçar “.
— Emmanuel, no livro Palavras de Vida Eterna.

Meus irmãos, nunca é demais lembrar a importância da visualização da palestra, cujo link encontra-se aqui e também ao final deste artigo. Aqui no blog somente tecemos alguns comentários sobre o tema exposto a título de complemento e de ressaltarmos alguns dos pontos destacados pela palestrante.

O RECOMEÇO e a CONFIANÇA nas palavras e promessas de Jesus

A palestrante chama a nossa atenção para o Novo Ciclo que se inicia em nossas vidas com a chegada do Ano Novo em 1º de janeiro de cada ano.

Ter confiança significa entre outras coisas ter fé em alguém ou em alguma coisa. Assim, em razão desse recomeço faz-se necessário possuirmos confiança em Jesus, naquele que afirmou: “Que não se perturbe nem se acobarde o vosso coração (João, 14:27), … E eis que eu estou convosco, todos os dias, até a completude do tempo (Mateus, 28:20).”

Como escreveu Emmanuel no livro citado acima: “recomeçar é benção na Lei de Deus”.

O RECOMEÇO e a REENCARNAÇÃO

A reencarnação é o retorno do Espírito a um novo corpo físico. Assim, os Espíritos têm muitas vidas sucessivas, na carne, até sua purificação. A reencarnação fundamenta-se na justiça de Deus e na revelação dos espíritos. É a pluralidade das Existências (REENCARNAÇÃO) o que nos dá a certeza da JUSTIÇA DE DEUS.

Allan Kardec chamou a reencarnação de pluralidade das existências e a definiu como única explicação que corresponde à ideia que formamos da justiça de Deus para com os homens, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos erros através de novas provações, e nos explica o porquê de nascerem pessoas com deficiências e outras com tantas virtudes e saúde.

171. Em que se funda o dogma da reencarnação?
“Na justiça de Deus e na revelação, pois incessantemente repetimos: o bom pai deixa sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento. Não te diz a razão que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna todos aqueles de quem não dependeu o melhorarem-se? Não são filhos de Deus todos os homens? Só entre os egoístas se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem remissão.”
— O Livro dos Espíritos.

Como Deus é O Pai de AMOR e JUSTIÇA, não poderia condenar seus filhos pelas faltas cometidas sem lhes dar oportunidade de REPARAÇÃO, uma vez que todos nós fomos criados simples e imperfeitos. Dessa maneira a REENCARNAÇÃO é a maior prova do amor de Deus.

No Dólmen que homenageia Allan Kardec encontramos a seguinte frase: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”.

Nessa frase singela encontramos a definição do Ciclo das Vidas Sucessivas ao qual estamos submetidos em razão da lei e do amor Divino.

A possibilidade da espiga ressurge na sementeira.
A água, feita vapor, regressa da nuvem para a riqueza da fonte.
Torna o calor da primavera, na primavera seguinte.
Inflama-se o horizonte, cada manhã, com o fulgor do Sol, reformando o valor do dia.
Janeiro a Janeiro, renova-se o ano, oferecendo novo ciclo ao trabalho.
— Emmanuel, no livro Palavras de Vida Eterna.

Conforme bem lembrou Emmanuel na segunda parte do texto aqui mencionado, na natureza encontramos também diversos ciclos responsáveis pela manutenção e perpetuação da vida nos diversos reinos da natureza, desde o mineral passando pelo o animal até chegar ao reino dos homens.

O RECOMEÇO e a VONTADE

É como se tudo estivesse a dizer : “Se quiseres, podes recomeçar “.

Disse, porém, o Divino Amigo que ninguém aproveita remendo novo em pano velho.

Desse modo, desfaze-te do imprestável.

Desvencilha-te do inútil.

Como falamos anteriormente, a REENCARNAÇÃO é o instrumento divino responsável pela nossa reabilitação e reequilíbrio, pois nos permite recomeçar e refazer nossas tarefas. Certamente não nos isenta das provas e expiações pelas quais ainda precisamos passar, uma vez que são justas e SEMPRE conforme as nossas capacidades. Sabemos que “a cada um será dado conforme as suas obras”. Assim, a REENCARNAÇÃO, nada mais é do que um INSTRUMENTO PEDAGÓGICO utilizado pelo NOSSO CRIADOR para nos dirigir ao RECOMEÇO, a fim de que algum dia possamos atingir a condição de ESPÍRITOS DE LUZ, co-criadores com ELE.

Portanto, meus queridos irmãos, façamos a nossa parte, ou seja, apliquemos em nossas REENCARNAÇÕES a nossa VONTADE em conjunto com a CONFIANÇA EM DEUS, a fim de seguirmos rumo a nossa PERFEIÇÃO RELATIVA, COMO FILHOS DE DEUS.

Paz e Bem meus irmãos.

Acompanhe na íntegra a palestra que inspirou esta publicação:

* Colaborou para esta publicação: Pedro Paulo Amorim.

** Imagem em destaque: Quang Nguyen Vinh via Pexels.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *