Com base na palestra, com o tema O Recomeço, transmitida pelo canal da AEFC no YouTube, em 14/01/2021, traçamos um paralelo sobre as várias oportunidades de se Recomeçar, pela visão espírita. Vejamos o que escreve Emmanuel sobre o tema, no livro Recados do Além, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier:

Não gastes a riqueza  do tempo com lamentações  improdutivas  nem destrua o valor das horas no fogo da agitação.

Cala-te e pensa:

– Sofreste talvez prejuízos enormes

– Provavelmente caístes em erro

– Padeces desenganos que jamais esperaste

– Encontraste problemas que te parecem insolúveis

– Fracassaste naquilo que entendia como sendo o melhor em teu favor

Entretanto, queixas  e aflições  vazias, não  te amparam de modo algum.

Reflete em teu arsenal interior de recursos e bênçãos  e surpreenderás um tesouro de energias em ti mesmo, cujo acesso descobrirás meditando  simplesmente nestas duas palavras:

POSSO RECOMEÇAR!

A nós espíritos em evolução faz parte de nossos estágios aprendermos as lições, trazendo à tona que nossa vida é um recomeçar constante.

Lembrando sempre que somos habitantes de um mundo de provas e expiações, e que somos responsáveis pelas nossas escolhas pre-reencarnatórias. Para tanto, a espiritualidade sabe muito mais daquilo que necessitamos do que nós mesmos, nos auxiliando nas nossas provas.

Sobre este ponto Joanna de Ângelis pela psicografia de Divaldo Franco, reforça no capítulo 12 do livro Filho de Deus:

Sempre há que se começar a viver de novo.

Uma decepção que parece matar as aspirações  superiores;

Um insucesso que se afigura como um desastre total;

Um ser querido que morreu e deixou uma lacuna impreenchível;

Uma enfermidade  cruel que esfacelou as resistências, um vício que, por pouco, não conduziu a loucura;

Um prejuízo financeiro que anulou todas as futuras aparentes possibilidades;

Uma traição  que poderia  ter-te levado ao suicídio, são apenas  motivos para recomeçar  de novo e nunca para se desistir de lutar.

O trecho acima nos convida a refletir que muitas vezes somos acometidos pela tristeza e desânimo perante nossas provas, mas não nos deixemos sucumbir, pois tais sofrimentos são uma advertência de que erramos e, sem eles, muitos de nós não encontrariam motivos para se melhorar e sempre recomeçar.

Uma vez compreendida a justiça divina torna-se muito mais aceitável passar pela aflição.

Sabemos que a melhora espiritual exige dedicação e esforço. Nossa atual conjuntura mundial, e a pandemia que atravessamos, são como uma ocorrência provacional. É equivocado acreditar que a mesma seja vista como castigo ou punição divina. Não esquecendo desse modo que: “Deus é soberanamente justo e bom”. Tais processos de melhoria espiritual que enfrentamos, faz-nos evoluir intelectual e moralmente.

É parte primordial que nossos pensamentos sejam predominantemente saudáveis, pois ao desejar o bem, pensar no bem e agir no bem estaremos imunizados contra padrões vibratórios inferiores.

Temos diante de nós atualmente a possibilidade de um recomeço, de sairmos mais humanizados e solidários. A reforma íntima é um compromisso com nós mesmos. É o combate às más tendências, devendo-se estender por todos os dias de nossas vidas.

Finalizando, lembremo-nos do Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo V, item 26, em Provas  Voluntárias, o verdadeiro cilício:

…contentai-vos com as provas que Deus vos  envia, e não aumentei sua carga, às vezes tão  pesada; aceita-las sem lamentações  e com fé, é tudo o que ele vos pede.

Confira a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

Referências Bibliográficas:

XAVIER, Francisco Candido. Recados do Além. Pelo Espírito Emmanuel. Ideal. Capítulo 35.

FRANCO, Divaldo Pereira. Filho de Deus. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Salvador Gentile, 349 edição, 2008. Cap V item 26. Instituto de Difusão Espírita.

*Colaborou para esta publicação Magda do Carmo Gonçalves. 

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *