No dia 22 de outubro de 2020 os canais digitais da Associação Espírita Fé e Caridade apresentaram a palestra do expositor Nereu Martins intitulada “O Egoísmo” que de forma clara, simples, tranquila e repleta de ensinamentos, nos faz refletir sobre um tema dos mais relevantes para aqueles que buscam sua elevação espiritual e moral baseada nos ensinamentos de Jesus à luz da Doutrina Espírita.

Baseado na palestra do expositor Nereu, refletiremos a seguir, sobre alguns dos tópicos elencados pelo palestrante com o objetivo de contribuirmos com suas explanações. Portanto, a visualização da palestra faz-se necessária a fim de proporcionar aos irmãos a visão de um grande espírita que contribuiu de forma substantiva para o crescimento de todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele, mesmo que por breves momentos, como é o meu caso, e aprender com seus comentários e ensinamentos à luz da Doutrina dos Espíritos.

Amor: a antítese do egoísmo e do orgulho

Conforme bem lembrou o palestrante, a Doutrina de Jesus pode ser resumida a uma única palavra: AMOR. Uma vez que um dos principais objetivos da Doutrina Espírita é proporcionar ao ser humano as ferramentas necessárias para a sua transformação moral e espiritual, fruto dos seus próprios esforços e determinação, a fim de transformar-se em espírito de luz, podemos afirmar que aproximar os seres humanos de Jesus e seus ensinamentos é proporcionar a eles os meios de viver o VERDADEIRO AMOR, ou seja, a antítese do orgulho e do egoísmo.

Então, vamos por partes, a Doutrina Espírita ou Doutrina dos Espíritos, O CONSOLADOR PROMETIDO pelo próprio Cristo, tem por missão explicar a Doutrina do Cristo. Dessa maneira, meus irmãos a recomendação é: LEIA Kardec, ESTUDE Kardec, MEDITE Kardec… e Entenda Jesus, o Cristo!

Assim, podemos destacar os cinco princípios básicos do Espiritismo listados por Allan Kardec, o codificador:

  • A existência de Deus;
  • A existência dos espíritos;
  • A possibilidade de comunicação entre encarnados e desencarnados;
  • A multiplicidade das existências – a reencarnação, e
  • A pluralidade dos mundos habitados.

Diante desses princípios aqui elencados pelo codificador, os quais se encontram amplamente exemplificados na Bíblia tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, podemos destacar cinco passagens bíblicas.

1. A existência de Deus

Pai Nosso que está nos céus.
— Mateus 6:9.

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
— João 20:21.

2. A existência dos espíritos

Princípio presente em Mateus 17:1-9, Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36.

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
— Mateus 17:1-4.

3. A possibilidade de comunicação entre encarnados e desencarnados

Passados seis meses, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma localidade da Galiléia, a uma virgem que se chamava Maria, que estava prometida em casamento a um homem chamado José, descendente do rei David. Gabriel apareceu-lhe e disse: “Eu te saúdo, mulher favorecida! O Senhor está contigo!”. Confusa e perturbada, Maria perguntava a si própria o que quereria o anjo dizer com aquelas palavras. “Não tenhas medo, Maria”, continuou o anjo, “porque Deus vai conceder-te uma bênção maravilhosa! Muito em breve ficarás grávida e terás um menino, a quem chamarás Jesus”.
— Lucas 1:26-31.

4. A multiplicidade das existências (a reencarnação)

Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
— Mateus 11:11-15.

5. A pluralidade dos mundos habitados

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
— João 14:1-3.

A luta contra o orgulho e o egoísmo

A grande obra implantada pelo Espiritismo a favor de todos é a luta contra o egoísmo, a chaga ardente, oculta, que assola praticamente toda a humanidade, fazendo com que esta mesma humanidade e, por conseguinte, a Terra permaneça como um mundo de provas e expiações. Assim, os espíritos de luz através do trabalho de compilação das leis e ensinamentos divinos, efetuado por Kardec, nos apresentam no Evangelho Segundo o Espiritismo no Capítulo XI a luta de cada ser humano para a sua elevação e como consequência também à elevação do nosso planeta:

O egoísmo, chaga da Humanidade, tem que desaparecer da Terra, a cujo progresso moral obsta. Ao Espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos. O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem. Digo: coragem, porque dela muito mais necessita cada um para vencer-se a si mesmo, do que para vencer os outros. Que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno. É a negação da caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens.
— O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo Xi.

Logo a seguir, Kardec nos aponta como Jesus nos deixou o exemplo vivo da caridade enquanto Pilatos nos legou o exemplo do egoísmo, visto que o Cristo percorreu as santas estações do seu martírio, enquanto Pilatos lavou suas mãos dando provas de sua indiferença e total falta de empatia e compaixão.

Jesus nos apresentou a vacina contra os grandes males que assolam a humanidade terrestre: o orgulho, o egoísmo, a indiferença…

O Amor, uma vez inoculado por Jesus, o grande “médico sanitarista” terrestre, em todos os seres vivos do planeta, por ele construído, vem ao longo dos tempos realizando o seu papel de imunizar o doente, que luta bravamente, convulsionando, debatendo-se com grande febre. Porém, após esse longo período, finalmente o doente começa a dar sinais de melhora. Demonstrando capacidade de superar seu estado de crise e finalmente tornar-se livre da ação destruidora desse elemento patogênico, muitas vezes letal, conhecido por orgulho e sua mutação o egoísmo.

O consolador prometido

Mais uma vez Jesus demostrando todo o seu zelo e compaixão por toda a humanidade, nos enviou o mais novo manual contra essa doença, apresentado como Doutrina Espírita – O Consolador. Porém, a nossa condição de doente revel nos impede de trabalharmos pela nossa cura, quando apenas 1% dos quase oito bilhões de espíritos encarnados detém em suas mãos a quase totalidade de todas as riquezas terrestres, ou seja 99% desse total… Podemos lembrar também que nas últimas 24 horas, 1/7 dessa população, ou seja 1 bilhão e cento e quarenta milhões de pessoas não colocou qualquer espécie de alimento em suas bocas… Sendo que o planeta com as atuais condições tecnológicas possui a capacidade de alimentar com folga mais de 11 bilhões de seres humanos.

Como podemos perceber, a promoção da Terra depende da regeneração daqueles que nela vivem, portanto, a eliminação do egoísmo e do orgulho é condição necessária, indispensável para isso acontecer.

Enquanto a humanidade se comportar como o rico da parábola contada por Jesus, “Rico e o Lázaro (Lucas 16:19-31)”, referente à omissão do primeiro em relação aos cuidados que deveria ter quanto a elevação material e espiritual do segundo, o esquecimento da compaixão e da caridade determinará a permanência do estado atual de confusão pelo qual o nosso planeta atravessa.

Um bom exemplo relatado pelo escritor Caio Fernando Abreu nos chega à lembrança em relação ao egoísmo e o nosso comportamento: “Um amigo me chamou para ajudar a cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso…e fui…”.

A grande saída para colocarmos um fim a esse estado de coisas é conhecermos os ensinamentos de Jesus e pô-los em PRÁTICA nas nossas ações diárias.

SEMPRE que ajudamos alguém, os maiores beneficiados somos nós mesmos. A caridade nos coloca acima das nossas próprias dificuldades, pois torna nossa jornada terrena mais leve e tranquila. Por isso, os espíritos de luz afirmam: “Fora da caridade não há salvação”.

Paz e Bem meus irmãos.

Acompanhe na íntegra a palestra que inspirou esta publicação:

* Colaborou para esta publicação: Pedro Paulo Amorim.
** Imagem em destaque:
Henrikas Mackevicius via Pexels.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *