O poema de Maria Dolores (Espírito), “Nunca Esmoreças” está no livro “A Vida Conta”, psicografia de Francisco Cândido Xavier, e foi tema da palestra de Rogério Silva na Associação Espírita Fé e Caridade em 4 de fevereiro de 2021.

A vida é tomada de situações difíceis e desanimadoras, mas tudo encontra o seu lugar no momento certo. As palavras do poema citado são sussurros leves e reconfortantes que invadem a nossa alma, nos dias em que sentimos como se estivéssemos em meio à tempestade severa, quando parece que apenas podemos sentir a chuva fria sobre nossas cabeças, turvando nossos olhos. Diante dessa leitura, nos acalmamos e deixamos que nosso Espírito absorva tal ensinamento.

A sensação de desconforto dos pingos frios e a visão embaraçada, vão se dissipando pouco a pouco, dando lugar a uma sensação de paz, na qual somos invadidos por um conforto espiritual que traz a certeza de que tudo faz parte de nossa evolução.

No Evangelho Segundo Espiritismo, Allan Kardec nos coloca:

Espanta-se em encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda sorte, e se conclui disso que a espécie humana é uma triste coisa… — Evangelho Segundo o Espiritismo, no capitulo 3, item 6.

Ainda no item 6:

“….toda a Humanidade não está sobre a Terra; como se sai do hospital quando está curado, e da prisão quando se cumpre o tempo, o homem deixa a Terra por mundos mais felizes, quando está curado das suas enfermidades morais.”

Aceitar as expiações, durante nossa caminhada, traz o entendimento do capitulo 3, em seu item 13:

“…Deus os colocou numa Terra ingrata, para aí expiarem suas faltas de trabalho penoso e pelas misérias da vida, até que tenham mérito de irem para um mundo mais feliz.”

Mais adiante, no capitulo 5 do Evangelho Segundo Espiritismo, item 20, Allan Kardec elucida a questão da Felicidade, tão desejada por todos nós:

Não sou feliz! A felicidade não foi feita para mim! Exclama geralmente o homem em todas as posições sociais. Isso, meus caros filhos, prova, melhor do que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: “A felicidade não é deste mundo.” Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude são condições essenciais à felicidade.”

Ao nos depararmos com tal aprendizado, uma vez que a Terra é lugar de provas e expiações, nossa caminhada passa a ter outro sentido. As dificuldades, as tristezas, as grandes catástrofes naturais e o momento atual de Pandemia que assola o mundo passam a ser compreendidos, sabendo, desta forma, que a verdadeira felicidade, está em nosso mundo espiritual, na verdadeira morada.

Diante da vida, temos o livre arbítrio para fazer dessa encarnação uma passagem por uma escola, hospital ou um cativeiro. A Doutrina Espírita nos ensina a seguir adiante em nossa jornada evolutiva para nos tornarmos pessoas melhores. Por conseguinte, a fé leva à esperança que os percalços presentes em nossa caminhada são passageiros e tem somente o efeito purificador.

Diante das grandes dificuldades, é importante não nos revoltarmos nem desanimar. Também não nos julgarmos, afinal dificuldades não são punição. Estamos todos em busca de evolução, com a certeza de que não há mal que seja eterno.

Segue abaixo o poema “Nunca esmoreças” na íntegra. E na sequência o vídeo da palestra que inspirou esta publicação.

Alma fraterna, recorda:
Os momentos infelizes
Parecem noite de crises
Em que o Céu lembra um vulcão;
Rimbombam trovões no espaço,
Coriscos falam da morte,
Passa irado o vento forte,
Tombando troncos no chão…
Os animais pequeninos
Gritam pedindo socorro
Descendo de morro em morro,
Cai a enxurrada a correr…
Mas, finda a borrasca enorme,
No escuro da madrugada,
Em riscas de luz dourada,
Vem o novo amanhecer,
Assim é também na vida,
Se atravessar grandes provas,

Na estrada em que te renovas,
Guarda a calma ativa e sã;
Sofre, mas serve e caminha,
Vence a sombra que te invade,
Se a hora é de tempestade,
Há novo dia amanhã…

— “Nunca Esmoreças”, poema de Maria Dolores (Espírito).

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

  • KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 349ª edição. SP. 2008. IDE.
  • Poema de Maria Dolores (Espírito), “Nunca Esmoreças”, no livro “A Vida Conta”, psicografia de Francisco Cândido Xavier.

* Colaborou para esta publicação: Magda do Carmo Gonçalves.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *