Em palestra transmitida pelos canais digitais da Associação Espírita Fé e Caridade, o expositor Gildo Silva nos trouxe o tema Que buscais?, de interesse de todos aqueles que em algum momento da vida buscam respostas existenciais.

Começamos com duas reflexões:

  1. Nada te admires de que eu te haja dito ser preciso que nasças de novo. (João, 3:7)
  2. Estudemos os princípios da reencarnação, na Lei de Causa e Efeito, à luz da Justiça e da Misericórdia de Deus e percebemos que, mesmo encarcerados agora em constringentes obrigações, estamos intimamente livres para aceitar com respeito e humildade as determinações da vida […] (Livro da Esperança,7 – Emmanuel, Chico Xavier)

Todos nós estamos encarcerados a obrigações, as consequências naturais das nossas ações e omissões do nosso passado. Tanto desta existência física quanto do nosso passado espiritual.

Neste exato momento alguns de nós estamos encarcerados em constringentes obrigações, passando por desafios grandiosos na existência, problemas, dificuldades, sofrimentos extremos.

Mas, tanto faz a situação existencial que estejamos enfrentando, que a nossa conversa sirva para estimular dentro de nós o potencial de aceitar os designíos de Deus, de aceitarmos com respeito e humildade as determinações da vida, principalmente aquelas situações que estão fora do nosso controle, das quais não temos condições de exercer alguma ação efetiva para buscar uma solução ideal, principalmente aquelas circunstâncias que vem de fora. Portanto, que a gente possa desenvolver a humildade, o respeito pelos designíos de Deus e entender o processo de desenvolvimento da nossa vida.

Importância do Evangelho Redivivo

O Evangelho Redivivo, instituído pela Federação Espírita Brasileira, vem se espalhando por diversas casas espíritas do Brasil, principalmente em Santa Catarina.

Este projeto nos oferece a oportunidade de estudar todos os livros do novo testamento, todos os livros do evangelho de Jesus sobre o ponto de vista da Doutrina Espírita, científico, filosófico e moral.

“E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes:
– Que buscais?”
— João, 1:38.

João Batista, na manhã seguinte de ter batizado Jesus, estava conversando com dois discípulos. Jesus passou em frente a eles e João Batista apontou e falou que aquele era o Messias.

Os discípulos que estavam com João Batista se despediram dele e foram na direção de Jesus, seguindo-o. E Jesus perguntou-lhes “Que buscais?”.

Esta pergunta está sendo feita para cada um de nós. Buscamos os Centros Espíritas na expectativa de que o pensamento do Cristo nos traga respostas, indicações e recursos para entendermos melhor a nossa vida.

Não foqueis esta pergunta nas necessidades pessoais imediatas, mundanas, materiais, que com muita frequência queremos. Vamos ampliar nosso foco de entendimento para que esta pergunta se estenda ao motivo pelo qual cada um de nós está vivendo esta existência física.

A vida em si é conjunto divino de experiências. Cada existência isolada oferece ao homem o proveito de novos conhecimentos.
— Caminho, Verdade e Vida, 22 – Emmanuel, por Francisco Candido Xavier.

São experiências diárias. É você, sua consciência e Deus. 

  • Estamos tirando proveito dos novos conhecimentos que a vida está oferecendo?
  • Estamos identificando novas oportunidades de aprendizado nas experiências diárias?

Às vezes entre nós existe alguém que é faísca atrasada, expressão atribuída a alguém que tem a elaboração mental a respeito das situações, das circunstâncias e dos fatos mais lenta.

Muitos de nós precisamos presenciar várias vezes experiências similares durante a existência física para então conseguir identificar novos ensinamentos, novas oportunidades de aprendizados, porque todas as nossas experiências trazem oportunidades educativas, edificantes e transformadoras para melhor.

Alguns de nós vamos precisar de várias existências, repetindo oportunidades de aprendizados até que despertemos para necessidade de novos entendimentos, de transformações, de modificações do nosso estado mental.

Aqui está a importância da Doutrina Espírita neste nosso processo de entendimento das questões do dia-a-dia e da nossa vida.

Não existe estudo espírita que não esteja atrelado ao Evangelho e também não existe estudo espírita que não esteja diretamente ligado às obras básicas da codificação de Allan Kardec.

Diferentes Interpretações

Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?
“Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição.”
— O Livro dos Espíritos, questão 132.

A expressão “lhes impõe” era uma visão comum na primeira metade do século XIX, uma visão antropomórfica. Nós, naquela época, imaginávamos Deus como um Poderoso Chefão, aquele que impõe as suas ordens, aquele que castiga, que condena. E a Doutrina Espírita, ao longo dos 165 anos, já nos mostrou e comprovou que não se trata disso, que as Leis Divinas têm sanções e são compreendidas pelo Espírito à medida que ele vai se desenvolvendo.

No nosso processo existencial, a nossa condição espiritual, o nosso corpo espiritual muito denso, materializado, precisamos das encarnações sucessivas e consequentes para que cada um de nós possa se aperfeiçoar gradativamente e gradualmente, cada um no seu tempo, cada um de acordo com os seus esforços.

Assim como o infinito é uma lei para os estados das consciências, temos o infinito de Planos no Universo e todos os Planos se interpenetram, dentro da maravilhosa lei de solidariedade; cada Plano recebe, daquele que lhe é superior, apenas o bastante ao seu estado evolutivo, sendo de efeito contraproducente ministrar-lhe conhecimentos que não poderia suportar.
— do livro Emmanuel — O próprio, capítulo 28. Psicografia de Francisco Candido Xavier.

O conteúdo abordado aqui, está sendo abordado de igual maneira para todos, mas vai chegar no coração e na mente de cada um, de acordo com a condição Espiritual, de acordo com a necessidade.

Nem tanto pela condição das nossas palavras mas pela vibração que a gente cria, pela vibração que faz com que atraiamos para nosso campo mental as melhores respostas, as melhores intuições e inspirações. Portanto, é importante que prestemos atenção, que aqui e em todos os momentos da nossa vida, tenhamos a nossa condição mental a atrair pela Lei de Solidariedade aquilo que nos seja verdadeiramente necessário e útil para o nosso progresso espiritual.

Preste atenção

[…] visa ainda outro fim a encarnação: pôr o Espírito em condição de suportar a parte que lhe toca na obra da criação.
— O Livro dos Espíritos – Q 132.

Costumamos alertar nos grupos de estudo para que não passe batido nas frases que parecem óbvias. Pare, sente, respire, abre sua mente e coração para buscar um entendimento mais amplo, mais aprofundado no que está sendo dito.

[…]É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo.
— O Livro dos Espíritos – Q 540.

Ou seja, o princípio espiritual. Evoluímos no universo do átomo até a condição de espírito puro, enfatizando que o Espírito puro começou como átomo.

E qual seria nossa condição agora? Qual nosso estágio evolutivo?

O estágio evolutivo que estamos agora é para aprendermos a ordenar e dirigir as coisas do mundo material.

Muitos vezes nos perguntamos porque certas coisas estãom acontecendo, porque estou envolvido nestas situações familiares, afetivas, profissionais, sociais.

É uma oportunidade para que possamos pôr em ordem nossa vida, abrir os olhos espirituais para determinar o que seja verdadeiramente essencial para existência, prioritário, para ver se aquilo que está se dedicando seja verdadeiramente uma necessidade para o processo de evolução espiritual.

Ponha em ordem a sua vida e preste atenção se os objetivos aos quais você está se dedicando te dirigem, te apontam na direção do progresso espiritual, da realização íntima, do crescimento espiritual.

A importância de cada um

Ordenar e dirigir as coisas do mundo material.
— O Livro dos Espíritos – Q 540.

Cada um é importante no processo de evolução do nosso planeta, aperfeiçoamento da sociedade. Ter a capacidade de ordenar e dirigir as coisas do mundo material significa desenvolver a capacidade de trabalhar pelo bem comum, pelo bem de todos.

Concorrendo para a obra geral, o Espírito se adianta. Por admirável Lei de Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.
– O Livro dos Espíritos – Q 132.

Desta forma, tudo o que está acontecendo em nossas vidas hoje, individual e coletivamente, está em íntima sintonia com a nossa condição mental. Com aquilo que construímos mentalmente e que construímos por nossas atitudes ou ambições ao longo da história, nesta existência ou de existências passadas. Não existem privilégios nas sanções divinas.

Pacifique sua alma

Ora, o fruto da Justiça semeia-se na Paz, para os que exercitam a Paz.
— Tiago 3:18.

Quer paz na vida, harmonia nos relacionamentos, equilíbrio na hora de estabelecer objetivos para atuar e trabalhar no dia-a-dia, lembra desta frase de Tiago. Quer paz, pacifique sua alma.

Quem procura a Boa Parte e nela se detém, recolhe no campo da vida o tesouro espiritual que jamais lhe será roubado.
— Fonte Viva – Emmanuel, por Francisco Candido Xavier.

Onde tem colocado a mente em foco?

Que tipo de acontecimento seu, na sua vida, tem te prendido a atenção?

Aqueles de nós que estiver com a atenção voltada para o que deu errado, estará potencializando o mal. Ou seja, estará acalentando e compartilhando vibrações de desequilíbrio. Procureis a Boa Parte!

Está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o Amor cobrirá a multidão de pecados.
— 1 Pedro 4:7,8.

Tudo que é mundano, é passageiro. A única certeza que podemos ter na existência física é a impermanência.

Acompanhe agora a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

* Colaborarou para esta publicação: Débora Hemkemeier.

** Imagem em destaque: Pexels.com

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *