Em palestra transmitida nos canais digitais da Associação Espírita Fé e Caridade, a expositora Vladia Kunz traz um tema importante, que muito provavelmente cada um de nós em algum momento dessa existência já se questionou:

“O que busco na vida?”

Tal pergunta tem implicações muito mais profundas do que imaginamos. Ela se refere a simplesmente ao que almejamos. Não diz referência à parte material, mesmo que esta seja a primeira que vem à mente quando muitos ouvem a pergunta sobre sua busca.

O que cada um de nós está buscando nessa vida? O que nos move? O que nos está conduzindo?

A palestrante chama a atenção para o peso dado por Jesus a essa busca individual. No evangelho, ela aparece como caminho para os acontecimentos que esperamos:

Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
— Mateus 7:7-8.

Quando Jesus diz que o que buscarmos receberemos, Ele coloca grande responsabilidade sobre nós. O que fazemos dessas buscas? “Muitas vezes estamos buscando coisas de fora, vivendo de forma tão frenética que esquecemos de outras buscas mais importantes,” alerta a palestrante.

O cuidado com o que buscamos tem relação com a lei de Ação e Reação, receberemos aquilo que realmente desejarmos. Precisamos despertar para o sentido maior da existência física, e com isso conseguimos enxergar sentido inclusive para nossas demandas terrenas, não necessariamente as materiais.

Estou recebendo o que busco?

Em alguns momentos da existência nos vemos envoltos em situações que pensamos não ter buscado, acontecimentos que não queríamos que acontecessem. A palestrante Vladia Kunz observa que nesses casos as situações podem ser frutos de nossos desequilíbrios, mesmo que não os percebamos ainda. Ela cita Emmanuel, no capítulo 3 do livro Mediunidade e Sintonia, pela psicografia de Francisco Candido Xavier para melhor nos esclarecer sobre tais acontecimentos.

“Acharás o que buscas” – ensina o Evangelho, e podemos acrescentar – “farás o que desejas”. Assim sendo, se te relegas à maledicência, em breve te constituirás em veículo dos gênios infelizes que se dedicam à injúria e à crueldade.
Se te deténs na caça ao prazer dos sentidos, cedo te converterás no intérprete das inteligências magnetizadas pelos vícios de variada expressão.
Se te confias à pretensa superioridade, sob a embriaguez dos valores intelectuais mal aplicados, em pouco tempo te farás canal de insensatez e loucura.
Todavia, se te empenhas na boa vontade para com os semelhantes, imperceptivelmente terás o coração impelido pelos mensageiros do Eterno Bem ao serviço que possas desempenhar na construção da felicidade comum.
— Emmanuel, no livro Mediunidade e Sintonia.

O alerta da palestrante é feito para os ambientes em que nos relacionamos: o lar, o trabalho e mesmo a casa espírita. “Onde existe relacionamento muitas vezes nos pegamos falando ou agindo de forma que não condiz com as virtudes pregadas pelo Mestre Jesus,” observa Vladia.

Devemos, portanto, tomar cuidado com o que buscamos. Neste sentido, a expressão “orai e vigiai” é algo extremamente verdadeira. Fazemos parte do universo, e recebemos o que oferecemos.

Quando buscamos alegria, recebemos alegria. Quando buscamos amor, recebemos amor. Quando buscamos ajuda, recebemos ajuda. Não somente a ajuda material, que alivia em um momento de necessidade, também a ajuda para a alma, para nossas necessidades espirituais.

Se conseguirmos, passo a passo, perceber qual nosso papel no universo, sempre procurando seguir os ensinamentos de Jesus, recebendo e oferecendo ajuda, praticando a caridade, estaremos cada vez mais perto da evolução espiritual que tanto almejamos.

Que busquemos amor e luz. Que ofereçamos o mesmo.

Acompanhe a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

Referências:

1. Livro “Caminho, Verdade e Vida”, de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel. 1a edição, Editora FEB, publicado em dezembro de 2014.

2. “Caminho, Verdade e Vida #22 – Que buscais?” – por Artur Valadares. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4T8c02iFUf4&t=1836s

3. Livro “Inspiração”, de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel. Editora Geem.

4. Livro “Mediunidade e Sintonia”, de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel. Editora FEB.

*Colaborou para esta publicação: Ana Carolina Rodrigues.

*Imagem em destaque via Pexels.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *