Este artigo tem como inspiração a palestra “Regeneração” de Benicio Góes, transmitida pelos canais digitiais da Associação Espírita Fé e Caridade, em 22 de fevereiro de 2021. Em nossa caminhada de aprendizado nos deparamos com o termo Regeneração, e a pergunta é: estamos nós em um Mundo de Regeneração?

A Doutrina Espírita nos ensina que estamos em constante evolução, sim, cada um em seu tempo. O planeta enfrenta as constantes mudanças, em transição para a Regeneração.

Mundo de Regeneração

De acordo com a classificação dada por Kardec, os mundos podem ser:

[…] primitivos, destinados às primeiras encarnações da alma humana, mundos de expiações e provas, onde domina o mal; mundos de regeneracao, nos quais as almas que ainda têm o que expiar haurem novas forças, repousando das fadigas da luta; mundos ditosos, onde o bem sobrepuja o mal; mundos celestes ou divinos, habitações de Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem. (…) os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. — O Evangelho segundo o espiritismo. Cap 3, itens 4 e 9.

O benfeitor Emmanuel, no capítulo 57 do livro Vinha de Luz, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, nos diz:

Se desejas, pois servir com o Senhor Jesus, pede a Ele te liberte do mal, mas que não te afaste dos lugares de luta, a fim de que aprendemos, em companhia dele, a cooperar na execução da Vontade Celeste, quando e onde for necessário.

Dentro das Leis Morais, consideremos a Lei de Progresso que nos demonstra a necessidade da elevação moral dos homens.

Contemplai, pois, à noite, à hora do repouso e da prece, a abóbada azulada e, das inúmeras esferas que brilham sobre as vossas cabeças, indagai de vós mesmos quais as que conduzem a Deus e pedi-lhe que um mundo regenerador vos abra seu seio após a expiação na Terra. — Santo Agostinho, no Evangelho Segundo o Espiritismo.

Trabalhemos portanto a caridade, o amor ao próximo, a benevolência, piedade e paz por onde passemos. O mundo, para tornar-se regenerado, precisará acima de tudo de Amor.

O Amor, sublime impulso de Deus, é a energia que move os mundos:
Tudo cria, tudo transforma, tudo eleva.
Palpita em todas as criaturas.
Alimenta todas as ações.
— Falando à terra, por Chico Xavier.

Acompanhe a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

Referências:

1. Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, tradução de Salvador Gentile, IDE, 349 edição, 2008.

2. Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro, 124. Rio de Janeiro. FEB, 2005, Cap.3, item 8 e 9 pág 74-75.

3. XAVIER, Francisco Cândido. Vinha de Luz. (pelo Espírito Emmanuel). Cap 57. FEB 2020.

4. XAVIER, Francisco Cândido. Falando à Terra. (espiritos diversos), FEB: 2002. 6 ed.

* Colaborou para esta publicação: Magda do Carmo Gonçalves.

Categorias: Notícias

1 comentário

Lei de destruição · 13 de junho de 2023 às 10:19

[…] mundos, presente na Codificação, em: mundos primitivos, mundos de provas e expiações (o nosso), mundos de regeneração, mundos ditosos ou felizes e, por fim, mundos celestes, onde habita […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *