Em palestra divulgada nos canais digitais da Associação Espírita Fé e Caridade, o expositor Jorge Peres abordou de forma muito interessante o tema Seguir os passos de Jesus.

O convite de Jesus

E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
Mateus, 4:18-22.

Jesus se aproximou dos apóstolos, que eram já seus conhecidos e inclusive alguns eram parentes seus, para convocá-los e iniciar a missão na Terra. Os apóstolos enxergavam em Jesus algo a mais, algo diferente, que mostrava que ele vinha realmente de Deus.

Alguns desses apóstolos já eram espíritos esclarecidos que se encontravam na Terra na missão de ouvir, ensinar e transmitir a mensagem de Deus, que traria a paz e a necessidade evolutiva.

Não se turbe o vosso coração

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14: 1,2,5,6.

A fé na vida futura aquieta as angústias do nosso coração. As desesperanças terminarão, no caminho a Deus.

Mais tarde, Jesus lhe revelou que há outro mundo, onde a justiça de Deus segue o seu curso. É esse o mundo que ele promete aos que cumprem os mandamentos de Deus e onde os bons acharão sua recompensa. Aí o seu reino; lá é que ele se encontra na sua glória e para onde voltaria quando deixasse a Terra.
— Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo II, “Meu reino não é desse mundo”.

Esse Reino que Jesus nos promete e prepara, será construído dentro do nosso coração, à medida que depurarmos nossa alma.

“Vou preparar o lugar” representa o constante aprendizado até chegar a um nível evolutivo alto como Jesus, é a jornada da evolução.

Conhecer e não praticar

Aqueles que só conhecem mas não praticam, de nada adianta.

Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.
— João, 8:12.

O conhecimento aumenta a amplitude de nossa visão como espíritos, caracterizando a evolução horizontal. Enquanto que a prática do mesmo, de fato nos propociona a verticalidade da evolução ascencional.

Se temos conhecimento do Evangelho, devemos praticar no dia-a-dia. Será colocando o amor que Jesus nos ensinou em movimento que traremos luz para nossa alma.

Como seguir os passos? 

Amar a Deus sobre todas as coisas

Estamos colocando como prioridade nossos interesses mundanos ou o caminho de redenção em direção ao Pai?

Amar ao próximo como a si mesmo

Amar a todos, sem exceção, mesmo sendo mais fácil amar quem pensa como a gente. “Amar os inimigos é não lhes guardar ódio, nem rancor, nem desejos de vingança; […] é desejar-lhes o bem e não o mal;” (Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XII – Retribuir o mal com o bem)

Ter puro o coração

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
— Mateus, 5:8.

Manter a pureza com pensamentos livres da discórdia e egoísmo.

Muitas vezes falta vontade, sair da zona de conforto, trabalhar a , trabalhar os nossos pensamentos, pensar na vida bela, ver o belo.

Nós que estudamos o Evangelho, tendo todo o conhecimento, por que não seguimos Jesus? Estamos com preguiça de trabalhar, corrigir, mudar o pensamento? A maneira de seguir é estudar e praticar.

E essa prática envolve diretamente o próximo, nossa capacidade de renunciar a si próprio, vencendo os desafios necessários para evolução.

Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.
— Mateus, 16:24.

Veremos cada dia mais que os ensinamentos de Jesus são de fácil entendimento e leve execução:

Acompanhe agora a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

O palestrante chamou atenção para um programa de estudo continuado da Federação Espírita Brasileira, chamado Evangelho Redivivo, que tem como foco o próprio Cristo, Guia e Modelo da Humanidade terrestre. Esse como tantos outros estudos oferecidos são importantes para abrir as portas para o caminhar com o Mestre.

Referências:

*Colaborou para esta publicação: Diego Souza.

**Imagem em destaque via Pexels.com

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *