O termo cirineu nos remete imediatamente aos momentos finais de Jesus encarnado na Terra, carregando uma cruz de madeira de aproximadamente 70kg, exausto, ferido e sem forças em direção ao Gólgota.

Jesus cai, pela terceira vez, e um soldado ordena a um homem que assiste àquela cena, que carregue a cruz.

A palestra feita nos canais digitais da Associação Espírita Fé e Caridade, baseada nesta passagem, vem ao encontro de nossos anseios atuais. A exposição instiga-nos a nos situarmos na história e definir de qual lado queremos estar.

O Cirineu

Pouco se sabe sobre este personagem da Boa Nova. Encontramos uma breve citação nos evangelhos de Mateus e Marcos:

Enquanto saiam, encontraram um cirineu, de nome Simão, e o requisitaram, a fim de que carregasse a cruz dele.
— Mateus, 27:32.

Requisitam um certo Simão Cirineu – o pai de Alexandre e de Rufo – que passava, vindo do campo, a fim de de que carregasse a cruz dele.
— Marcos, 15:21.

Em outras duas obras espíritas, encontramos um pouco mais de informações sobre este personagem da Boa Nova, A Vida Conta, de autoria espiritual de Maria Dolores, psicografia de Francisco Cândido Xavier e em Quando Voltar a Primavera, pelo espírito Amélia Rodrigues, psicografada por Divaldo Franco.

Nesta obra, o espírito Amélia Rodrigues nos conta um pouco mais sobre este homem, vindo de Cirene, que tem origem em Cirenaica, um antigo reino colonizado por gregos, passando a ser província romana no ano 67 a.c.

O breve encontro de Simão com Jesus, segundo narra Amélia Rodrigues, é preenchido de muita dor, porém ao cruzarem seus olhares, o cirineu sente-se inundado pelo espírito de Jesus. Ele decide seguir os discípulos daquele momento em diante.

Solidariedade em ação

Quando Simão, o cirineu, doa seu ombro para auxiliar o Cristo, nos deixa o grande exemplo de compaixão e solidariedade, pois ele estava, naquele momento, escolhendo estar ao lado daquele que era o excluído do mundo, perante os olhos daquela sociedade. Ele não se deteve em auxiliar, mesmo correndo o risco de ser julgado, como julgaram Jesus.

Um cirineu em nossa vida

Nós que ainda transitamos na carne, sujeitos às expiações e provas que nos cabem, passamos e ainda passaremos por muitos momentos desafiadores, e nos será permitido dividir o peso de nossa cruz para aliviar nossas dores. Importante se faz que sejamos humildes e reconheçamos os recursos, pessoas ou situações que Deus nos oferece para nos fortalecer e seguir em frente.

Sendo um cirineu na vida de alguém

Em nosso cotidiano, não nos faltam oportunidades para sermos um cirineu na vida de alguém, auxiliando, colocando-nos à disposição, colocando em prática a verdadeira caridade, permanecendo firmes no propósito servir ao próximo. Caridade material ou moral, ofereçamos o melhor de nós, pois Jesus conta conosco na tarefa de servir e amar.

Acompanhe agora a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

*Colaborou para esta publicação: Sandra Lemos.
** Imagem em destaque:
Karol Czinege via Pexels.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *