Pensador espírita e médium, Léon Denis foi um dos principais continuadores do Espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. A história dele foi tema de palestra transmitida pelos canais digitais da Associação Espírita Fé e Caridade na noite de quinta-feira, 11 de novembro de 2021. Quem nos trouxe as preciosas informações foi o expositor Moisés da Silva, membro do Centro Espírita Junvêncio Araújo Figueiredo, de Florianópolis.

Lembramos aos nossos queridos leitores que assistir e refletir a respeito da palestra aqui apresentada são ações obrigatórias a todos aqueles que buscam ampliar seus conhecimentos sobre o tema apresentado à luz da Doutrina Espírita. Também ressaltamos que nesse espaço não apresentamos um resumo da palestra, apenas alguns apontamentos sobre o mesmo tema.

Apóstolo do Espiritismo

Léon Denis nasceu em Foug, 1 de janeiro de 1846, uma aldeia localizada na região da Lorena, nordeste da França e desencarnou no dia 12 de Abril de 1927 em Tours. Lecionou em vários países europeus em congressos espíritas locais e internacionais, defendendo ativamente a ideia de sobrevivência da alma e suas consequências no campo da ética nas relações humanas. 

Denis teve uma trajetória singular no interior do Movimento Espírita Francês. Conheceu Kardec com aproximadamente 17 anos e depois do desencarne do Codificador do Espiritismo assumiu para si a função de vulgarizar o Espiritismo na Europa até sua morte. Denis é sem dúvida o maior expoente do pensamento filosófico-moral do Espiritismo após Kardec, passou para a história como “Apóstolo do Espiritismo”, em razão de suas qualidades intrínsecas de estudioso do Espiritismo. 

Durante sua vida manteve estreita ligação com a FEB, a Federação Espírita Brasileira, em razão disso foi aprovada por unanimidade a sua indicação para sócio distinto e Presidente honorário da instituição no ano de 1901.

O autor Léon Denis

Léon Denis publicou vasta bibliografia, da qual listamos alguns títulos:

  • Cristianismo e Espiritismo
  • Depois da Morte
  • Espíritos e Médiuns
  • Joana D’Arc, Médium
  • No Invisível
  • O Além e a Sobrevivência do Ser
  • O Espiritismo e o Clero Católico
  • O Espiritismo na Arte
  • O Gênio Céltico e o Mundo Invisível
  • O Grande Enigma
  • O Mundo Invisível e a Guerra
  • O Porquê da Vida
  • O Problema do Ser, do Destino e da Dor
  • O Progresso
  • Provas Experimentais da Sobrevivência
  • Socialismo e Espiritismo

Na palestra aqui apresentada, o expositor Moisés da Silva comenta de forma mais detalhada o livro Depois da Morte, no qual Denis já na introdução justifica a razão de ser da obra a profunda angústia em que vivem os seres humanos ao longo de toda a sua história diante da morte, do sofrimento do aguilhão da necessidade e da dor. Dessa forma o livro é dedicado àqueles que sofrem por não entenderem a natureza da vida, a impermanência e que diante dos sofrimentos pensam em desistir da vida.

Depois da Morte

Nesta obra magistral Denis realizou uma análise comparada do estudo da História das Religiões elencando as principais escolas religiosas em que buscou demonstrar a existência de um fundo pertencente a todas as crenças a que nominou como “Doutrina Secreta”. Assim, por todo o mundo através da história, seguindo o rastro dos povos, Denis afirma a existência e a perpetuidade de um ensino secreto que se encontra idêntico no fundo de todas as grandes concepções religiosas ou filosóficas.

O livro é dividido em cinco partes:

  1. “Crenças e Negações” (seções I – VIII),
  2. “Os grandes problemas” (IX – XIV),
  3. “O mundo invisível” (XV – XXVIII);
  4. “Além-túmulo” (XXIX – XLI),
  5. “O caminho reto” (XLII – LVI).

Ao final Denis conclui com um resumo dos “Princípios Essenciais da Filosofia dos Espíritos”, e termina com uma “Conclusão”, onde fez “um último apelo a seus leitores, uma última exortação”. Porém, com o intuito de instigar o leitor deste artigo, deixamos a tarefa de conferir direto no texto do grande mestre. É sempre um grande e renovado prazer poder ler e estudar sobre Léon Denis e sua obra magnífica, o que Moisés da Silva nesta palestra nos proporciona com brilhantismo.

Paz e bem meus queridos irmãos.

Acompanhe a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

Bibliografia:

CARNEIRO, Victor Ribas. ABC do Espiritismo (5a. ed.). Curitiba (PR): Federação Espírita do Paraná, 1996.

Lucena, Antonio de Souza e Godoy, Paulo Alves. Personagens do Espiritismo. FEESP, 1997.

RIZZINI, Jorge. Kardec, Irmãs Fox e Outros. Capivari (SP): Editora EME, 1994.

Soares, Sylvio de Brito. Páginas de Léon Denis. FEB, 1961.

* Contribuiu com esta publicação: Pedro Paulo Amorim.
** Imagem em destaque: LeonDenisOnline.com

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *