Em mensagem gravada para os canais digitais da Associação Espírita Fé e Caridade, a trabalhadora da casa Anna Carla Lisboa trouxe uma reflexão sobre Saúde e Equilíbrio, a partir do capítulo capítulo 17 do livro Passos da Vida, do Espírito André Luiz pela psicografia de Francisco Candido Xavier.

O que é Saúde?

Anna Carla inicia a mensagem definindo o significado de ter saúde: quando há um bem estar completo entre físico, mente e o social.

E porque será que André Luiz nos traz esta mensagem? Porque estamos aqui encarnados, utilizando do corpo nesse momento e neste ambiente que é o planeta terra.

Buscamos o bem estar do corpo, que é o nosso veículo material, o instrumento que utilizamos para estar aqui. Também da mente, que somos nós, que é nosso Espírito, nossa alma. E do social, que são as relações que nos movem dentro deste ambiente que estamos, as relações com o outro, com a natureza, com a sociedade, com as pessoas que convivemos.

Todas essas relações fazem parte da nossa construção, que nos leva à evolução. Através de dez frases, André Luiz nos faz um convite para prometer a nós mesmos, tentar, fazer, tomar atitudes em promoção à nossa própria saúde e nosso equilíbrio.

Olhar o lado bom

1º. Colocar-se sob os desígnios de Deus, cada dia, através da oração, e sustentar a consciência tranquila, preservando-se contra ideias de culpa.
— André Luiz no livro Passos da Vida (Francisco Candido Xavier).

Quão precioso é este primeiro tópico. Quando André Luiz nos fala sobre nos colocarmos sobre os desígnios de Deus, é nos reconhecermos como criaturas de um ser maior deste criador, que nos ama, que nos conhece, que quer o melhor para todos nós e nos dá o livre arbítrio, regido sob as leis morais, fazendo com que tenhamos pela justiça e pela Sua bondade, a oportunidade de sempre que tivermos um desvio, um erro, a oportunidade de resgate, de quitar dívidas que vamos adquirindo nas tantas vidas que vamos tendo neste mundo.

Quando nos colocamos diante da vontade de Deus, a revolta, a rebeldia, deixa de existir e começamos a ter um pouco mais de tranquilidade e harmonia.

Saber que, se estamos neste momento em determinada condição, não é por acaso, não é por falta do olhar de Deus. É por uma necessidade que realmente estamos passando e tendo a oportunidade de aprender algo. Não é da vontade de Deus nos criar condições horríveis e difíceis. Estas condições quando nos acometem, fazem parte da Lei Divina de Ação e Reação. É a vida nos devolvendo aquilo que estamos dando para ela.

Que possamos a cada dia através da oração, sustentar a consciência tranquila, orar humildemente, pedir a este Pai de amor, o amparo, a proteção, força, o discernimento, para compreendermos e agirmos diante daquilo que está ao nosso redor, das nossas provas e dificuldades.

Consciência Tranquila

A consciência tranquila é quando tomamos atitudes através de uma escolha consciente, quando a gente faz as coisas com o intuito de acertar.

2º. Dar o melhor de si mesmo no que esteja fazendo.
3º. Manter coração e mente, atitude e palavra, atos e modos na inspiração constante do bem.
— André Luiz no livro Passos da Vida (Francisco Candido Xavier).

Enquanto estamos buscando o bem, vamos pegando um caminho que nos conduz a uma melhora. Dar o melhor de si mesmo é buscar o equilíbrio, porque às vezes nos acomodamos, fazemos de conta que nos esforçamos.

É a velha história, eu quero melhorar mas o que eu estou fazendo? Quais as alternativas que eu estou buscando? Estou aceitando ajuda daqueles que querem me dar a mão? Estou diminuindo em mim o orgulho e sendo humilde para dizer que preciso de ajuda? Estou sendo tolerante com o outro? Tolerante para comigo mesmo?

Fazer o bem

4º. Servir desinteressadamente aos semelhantes, quando esteja ao alcance de suas forças.
— André Luiz no livro Passos da Vida (Francisco Candido Xavier).

O exercício da caridade, a doação, o olhar ao próximo, faz com que os nossos corações fiquem mais tranquilos, é uma força que vem, que nos enobrece, que nos dá alegria. Realmente fazer o bem ao outro faz com que a gente ganhe mais forças, tenhamos a consciência mais tranquila de estar buscando nosso melhor.

Cuide com a negatividade

5º. Regozijar-se com a felicidade do próximo.
6º. Esquecer conversações e opiniões de caráter negativo que haja lido ou escutado.
— André Luiz no livro Passos da Vida (Francisco Candido Xavier).

Quão expostos estamos hoje, principalmente os jovens.

A geração que cresceu sem as redes sociais, quando estavam entre os jovens e acontecia alguma coisa, iam para casa. Nesse percurso, era o momento que tudo serenava, ficavam no convívio dos familiares e somente no outro dia retornariam àquela situação de novo e poderiam resolver. Esse tempo era muito útil, para não ser impulsivo, para refletir sobre o que estava acontecendo.

Hoje em dia, as relações não param. Se acontece algum desentendimento entre os jovens, isso continua nas redes socais. As pessoas não estão se dando tempo e estão preocupadas com a opinião do outro.

Se expõem mais, se colocam sob olhares e dão muito mais valor a isso do que à convivência. Ligam o piloto automático sempre querendo saber o que os outros estão fazendo e muitas vezes não param, não respiram, não se dão a permissão de refletir, de pensar sobre o que aconteceu para fazer as melhores escolhas, para ter as melhores atitudes.

Para os dias de hoje, é muito pertinente esta frase “esquecer conversações e opiniões de caráter negativo que haja lido ou escutado”.

Dê o seu melhor

7º. Acrescentar pelo menos um pouco mais de alegria e esperança em toda pessoa com quem estiver em contato.
— André Luiz no livro Passos da Vida (Francisco Candido Xavier).

Como é gostoso quando a gente encontra pessoas que nos dão um sorriso, aquelas pessoas em que a convivência nos deixa melhor.

É buscar este tipo de conversação e também levar um pouco mais de alegria, um pouco mais de esperança ao outro.

Cuida do que diz

8º. Admirar as qualidades nobres daquele com quem conviva estimulando a desenvolve-las.
9º. Olvidar motivos de queixas sejam quais sejam.
10º. Viver trabalhando e estudando, agindo e construindo, de tal modo, no próprio burilamento e na própria corrigenda, que não se veja capaz de encontrar as falhas prováveis e os erros possíveis dos outros.
— André Luiz no livro Passos da Vida (Francisco Candido Xavier).

Mais uma vez este alerta de André Luiz de olhar a nossa vida, a necessidade de corrigir nosso caminho. Não dar vazão a boatos, a fofocas, não ser o “leva e traz”, cuidar com a queixa.

Nós devemos sim, procurar amigos, um ombro, pedir ajuda, mas cuidar com a queixa de sempre estar colocando pra fora somente o mau humor, as angústias. Isso não faz bem para o outro que está convivendo conosco e nem para nós mesmos.

É importante se colocar mais suscetível ao que é belo, ao que é bom, buscar a alegria nas pequenas coisas, nas pequenas conquistas que conseguimos fazer, dar valor a tudo que é positivo que nos acontece.

Não devemos ter a ilusão de que sempre teremos uma linha linear, somente de alegria e felicidade. Esta linha é curva, de momentos que estamos bem e outros nem tanto, às vezes com situações difíceis, desafiadoras e outras melhores, de pura felicidade. E a busca da saúde e do equilíbrio é justamente nessa oscilação, de não se desesperar e buscar ficar bem.

A grande mensagem é de nos colocar diante da vontade do Pai. Ele nos ama, nos quer bem. Ter tranquilidade de consciência, buscar a prática do bem, não ficar somente parado e esperando que algo nos aconteça, mas batalhar e ter a oração como um dos focos, buscar a espiritualidade amiga que nos quer bem e está do nosso lado.

Fica um convite: a cada dia, façamos esta reflexão sobre o que estamos fazendo para ter saúde e equilíbrio.

Acompanhe agora na íntegra a mensagem que inspirou esta publicação:

*Colaborou para esta publicação: Débora Hemkemeier.

**Imagem em destaque via Pexels.com

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *