Em palestra para Associação Espírita Fé e Caridade, o expositor Otávio Ernesto trouxe a mensagem “Tempo de Confiança” do capítulo 40 do livro Caminho, Verdade e Vida psicografado em 1948 por Francisco Cândido Xavier.

Caminho, Verdade e Vida é o 1º volume da coleção Fonte Viva sobre a interpretação dos textos evangélicos, ditada pelo Espírito Emmanuel.

A mensagem apresentada torna-se pertinente aos nossos dias atuais, em que enfrentamos situações coletivas e individuais, que trazem à prova a nossa fé.

A tempestade estabelecera a perturbação no ânimo dos discípulos mais fortes. Desorientados, ante a fúria dos elementos, socorrem-se de Jesus, em altos brados.
Atende-os o Mestre, mas pergunta depois:
— Onde está a vossa fé?
O quadro sugere ponderações de vasto alcance. A interrogação de Jesus indica claramente a necessidade de manutenção da confiança, quando tudo parece obscuro e perdido. Em tais circunstâncias, surge a ocasião da fé, no tempo que lhe é próprio.
Tempo de Confiança, livro “Caminho, Verdade e Vida”.

Diante dos acontecimentos em nossa trajetória aqui nesse planeta, muitas vezes nos deparamos com situações nas quais tudo pode parecer obscuro e perdido, como bem colocado na mensagem de Emmanuel. Mas sabemos através dos nossos estudos da Doutrina Espírita que nós encontramos em provas e expiações as chaves para nossa evolução espiritual.

A mensagem exposta por Emmanuel, que Jesus nos deixou entre tantos outros ensinamentos, é de que manter a confiança diante do desconhecido é primordial para vivermos a fé na sua máxima, não esquecendo, porém, que o Socorro vem sempre!

Revestir-se de fé e serenidade

Nestas horas de aflição, quando a prova vem, pode acontecer de a fé desabar, parecendo que a fé é oscilante… Diante de tais provas, tenhamos sempre Confiança em Deus, revestir-se de Fé e Serenidade para prosseguir suportando nossas dores. Tal ato de coragem torna o fardo menos pesado, aproximando o equilíbrio necessário à nossa evolução.

No processo de reequilíbrio das energias, se estas ficam fragilizadas, devemos manter a calma. Cargas vibratórias negativas afetam também quem ao nosso lado caminha. Não devemos agravar ainda mais a situação em que nos encontramos, nem mesmo momentaneamente.

Lembremo-nos, sempre, do que Maria disse em determinando momento de sua vida, logo após a morte de seu filho, quando, muitos sofredores vinham ao seu encontro, perguntando-lhe:

“Minha mãe, como vencer as minhas dificuldades?” Maria lançou seu olhar maternal dizendo: “Isso também passa! Só o reino de Deus é bastante forte para nunca mais passar de nossas almas, como eterna realização do amor celestial”.
— Boa Nova.

No item 10 do capitulo V de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec nos traz:

Aquele, pois, que muito sofre deve reconhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à idéia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar proveitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar.
— O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Assim, é através do conhecimento e de nossos estudos que nossa Fé se reforça, cada vez mais. Allan Kardec, ainda, nós ensina mais sobre a fé:

A fé raciocinada por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu.
— O Evangelho Segundo o Espiritismo, item 7 capítulo XIX.

Juntamos, portanto, à fé: a confiança, a esperança, a caridade e a tolerância, todas virtudes que devem se desenvolver com a nossa evolução pessoal em nosso tempo aqui na Terra, necessárias ao progresso moral e espiritual.

Onde está a vossa fé?

Sabemos assim que, em nossa caminhada, quando somos alvo de viradas que chegam do nada ou até mesmo aquelas que a coletividade ora vêm atravessando, nos deparamos com todo nosso estudo posto à prova, bem diante de nós.

Voltando ao capítulo 40 do livro Caminho, Verdade e Vida, vemos que Jesus tinha um propósito ao dormir no barco. Quando em meio a tempestade Ele é acordado pelos discípulos, temos uma grande lição.

Não deixemos o Cristo dormir em nossa embarcação… Não mergulhemos na sombra da materialidade, pois se dessa tempestade advir o naufrágio, voltaremos ao mundo espiritual lamentando a derrocada de nossa encarnação.

E outros obstáculos sobrevirão, até que o discípulo aprenda a dominar­-se, a educar-­se e a vencer, serenamente, com as lições recebidas.
Tempo de Confiança, livro “Caminho, Verdade e Vida”.

Não desperdicemos as chances. Mantenhamos o Cristo vivo em nossa embarcação, em nossa vida. Para quando surgirem as tempestades e as experiências difíceis trouxerem dor, que seja a mensagem do Cristo nossa fonte de resiliência, nos educando, nos preparando para as tarefas mais nobres que ainda estão porvir.

Tenhamos sempre conosco o pensamento de seguir na confiança em Deus e a ciência de que os momentos difíceis que vivemos são necessários à construção de fortaleza para nosso espírito. Possamos manter a calma e seguir nossa jornada nesta encarnação.

Jesus continua caminhando em todas as direções do mundo; seu Evangelho redentor vai triunfando, palmo a palmo, no terreno dos corações.
— Caminho, Verdade e Vida.

Acompanhe agora a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

Bibliografia:

KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 124. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005.

XAVIER, Francisco Cândido. Boa nova. Pelo Espírito Humberto de Campos. 37 ed. 1 imp. Brasília: FEB, 2013.

XAVIER, Francisco Cândido. Caminho, Verdade e Vida. Pelo Espírito Emmanuel. 28.ed. Brasília: FEB, 2009. Capítulo 40.

*Colaborou com esta publicação: Magda do Carmo Gonçalves.

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *