Em palestra transmitida pelos canais digitais da Associação Espírita Fé e Caridade, o expositor Jorge Peres nos trouxe o tema da nossa renovação, com base na mensagem 141 do livro Fonte Viva, Renova-te Sempre. Emmanuel, autor espiritual da obra pela psicografia de Francisco Candido Xavier, inicia com uma passagem da segunda carta de Paulo aos Coríntios.

Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova, dia a dia. — Paulo. (2 CORÍNTIOS, 4.16)

Devemos nos respeitar. Nosso corpo é o templo de Deus. As Leis de Deus estão no nosso interior, no pensamento em Deus.

Observa o espírito de sequência e gradação que prevalece nos mínimos setores da Natureza
— Fonte e Viva, Devagar, mas sempre, cap 62.

Ainda falamos “o meu espírito, a minha alma”. Nós somos o Espírito, somos a alma. Estamos apenas utilizando momentaneamente esta indumentária carnal para estar envolvidos na matéria. Quando desencarnarmos, o corpo fica e nós sobrevivemos.

A nossa trajetória material

A flor que vemos passa breve, mas o perfume que nos escapa enriquece a economia do mundo.
— Fonte Viva, Entre o berço e o túmulo, cap 168.

Conforme envelhecemos, nós mudamos, nos transformamos a nível celular. Fa parte do ciclo. Sempre podemos ensinar e aprender.

Amanhã a infância e a mocidade do corpo serão a madureza e velhice da forma.
— Fonte Viva, Entre o berço e o túmulo, cap 168.

Ao cumprir esta jornada, retornaremos para a espiritualidade e as coisas que acumulamos ficam de herança para alguém, mas o Espírito continua na sua tarefa.

Cada dia tem a sua lição. Cada experiência deixa o valor que lhe corresponde. Cada problema obedece a determinado objetivo.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

Tudo o que fizermos no dia-a-dia nos ensina algo, seja por nós, através de outra pessoa, por uma notícia, uma descoberta, um acontecimento. Toda experiência que passamos, algo fica em nós. Tudo que enfrentamos tem um objetivo, nos traz uma lição. Existem influências espirituais, tanto do bem quanto do mal, mas somos nós que escolhemos, é nosso livre arbítrio.

Há criaturas que, torturadas por temores contraproducentes, proclamam a inconformação que as possui à frente da enfermidade ou da pobreza, da desilusão ou da velhice.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

Por vezes sofremos com uma notícia, outras por antecipação alimentando a ansiedade.

A proeminência de se aposentar, o sofrimento do que irá realizar, a preocupação em como os outros vão lidar com aquele trabalho, mas sabemos também que com o avanço da tecnologia, muita coisa muda rapidamente, sendo necessário adaptação, inclusive muitas profissões deixaram de existir dando espaço a outras que nem imaginávamos surgem.

Nossos compromissos

Não faltam, no quadro da luta cotidiana, os que fogem espetacularmente dos deveres que lhes cabem, procurando, na desistência do bom combate e no gradual acordo com a morte, a paz que não podem encontrar.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

O pensamento suicida é quando a pessoa pensa que somente quando não estiver mais na visão da outra, que será lembrada e valorizada, que ao sair da visão física do outro, terá paz. A história de André Luiz nos conta um pouco sobre autocídio e suicídio.

No início do Cristianismo falavam que o suicida iria amargar no inferno eternamente. A Doutrina Espírita nos fala que este amargar eternamente é até que o espírito tenha a consciência dos seus atos, mas haverá um sofrimento pois a ligação entre o corpo físico e o espírito não se extingue de uma hora para outra.

Por isso que, mesmo tendo uma vida saudável, devemos estar distante da materialidade, do apego às coisas materiais porque quando desencarnarmos, estaremos procurando por estes bens. Praticar o desapego não é jogar fora, mas termos um compromisso de acordo com o status social em que reencarnamos, fazer o bom uso de cada recuso.

Lembra-te de que as civilizações se sucedem no mundo, há milhares de anos, e que os homens, por mais felizes e por mais poderosos, foram constrangidos à perda do veículo de carne para acerto de contas morais com a eternidade.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

Tudo o que fizermos aqui durante nossa vida material, lá na espiritualidade teremos um “acerto de contas”.

Nas passagens de Jesus em que diz “haverá choro e ranger de dentes” é o nosso arrependimento de não ter realizado tal coisa, o remorso de cometer erros, por vezes, repetidamente.

Ainda que a prova te pareça invencível ou que a dor se te afigure insuperável, não te retires da posição de lidador, em que a Providência Divina te colocou.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

Seja qual for a situação que estejas passando, enfrente-a. Jesus nos ensina que neste mundo teremos aflições. Ninguém vem aqui a passeio, as aflições servem para nivelar, para nos manter na rota.

Nascemos e estamos no grupo familiar necessário para nosso aperfeiçoamento pois existem as Leis Divinas – de Adoração, do Trabalho, de Reprodução, de Conservação, de Destruição, de Sociedade, de Progresso, de Igualdade, de Liberdade, e, por fim, a Lei de Justiça, Amor e Caridade. São elas que regem a harmonia do universo e precisamos cumprir todas

E se por acaso fracassarmos ou cometermos algum ato de ilicitude com qualquer uma delas, teremos que reestabelecer a harmonia e este processo, pode ser doloroso. 

Recorda que amanhã o dia voltará ao teu campo de trabalho. Permanece firme, no teu setor de serviço, educando o pensamento na aceitação da Vontade de Deus.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

Ao voltarmos para casa depois de um dia de trabalho, no descanso do corpo físico, durante o sono, ainda trabalhamos e recebemos recomendações.

No livro A Obsessão e o Movimento Espírita, o autor Alirio Cerqueira Filho conta a história de um homem que era palestrante na casa espírita mas fazia coisas erradas, então, durante o sono físico foi chamado por uma veneranda, um espírito mais elevado que disse que ele havia se comprometido com algumas coisas, mas no mundo material tinha se envolvido com outras. Portanto ele deveria se corrigir e ao despertar no mundo físico, se lembraria da daquela conversa.

Por isso lembre-se, cada um de nós tem um compromisso e não podemos escapar dele.

O incômodo físico

A moléstia pode ser uma intimação transitória e salutar da Justiça Celeste.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

Devemos nos reconduzir, a dificuldade ou a doença surgem para nos realinharmos com a natureza.

A escassez de recursos terrestres é sempre um obstáculo educativo.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

Por tudo o que passamos tem um ponto de educação.

O desapontamento recebido com fervorosa coragem é trabalho de seleção do Senhor, em nosso benefício. A senectude do corpo físico é fixação da sabedoria para a felicidade eterna.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

A idade vai nos dando algumas limitações físicas, mas temos também uma história de vida que nos acompanha.

Eurípides Barsanulfo já dizia que, conforme vamos envelhecendo, devemos cada vez mais nos evangelizar, entender os nuances da vida e a nossa missão.

Sê otimista e diligente no bem, entre a confiança e a alegria, porque, enquanto o envoltório de carne se corrompe pouco a pouco, a alma imperecível se renova, de momento a momento, para a vida imortal.
— Fonte Viva, Renova-te sempre, cap 141.

Cada segundo que estamos aqui na vida material estamos nos preparando para o retorno a vida espiritual e não podemos fracassar. Tenhamos paz e sabedoria, sempre!

Acompanhe a íntegra da palestra que inspirou esta publicação:

*Colaborou para esta publicação: Débora Hemkemeier.
** Imagem em destaque: via pexels.com
 

Categorias: Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *